Foi fundada em 1618 pelo Rev. P. Simão Lopes de Lima, para receber uma relíquia de S. Teotónio a quem foi dedicada. Em 1758 o padre de então António Lourenço Lages descreveu que dentro do povoado, onde está situada a Capela de Santo Teotónio, é o local onde nasceu o Santo.
Enquadrado no meio rural, está construída em alvenaria autoportante de granito aparente, com juntas consolidadas por argamassa e pintadas em branco. De planta rectangular tem cobertura a telhado de duas águas assente em cornija apoiada em cunhais pilastradas.
Na frontaria, a porta axial com padieira assente em pilastras é ladeada por dois janeletes quadrangulares e encimada por nicho com cornija saliente convexa, desprovida da imagem que deveria ter sido a de S. Teotónio, conforme atesta a inscrição sobre a padieira da porta.
O remate da fachada é por cimalha angular com cruz latina no vértice e pináculos nas extremidades. Tem ainda uma pequena sineira sobre o beiral da fachada lateral junto à frontaria.
Este ponto está situado na localidade Ganfei (Freguesia), na freguesia Ganfei.
(Distância: 2 m S)
Estátua, em Ganfei, do primeiro Santo de Portugal, São Teotónio, nascido no ano de 1082.
(Distância: 10 m E)
Ganfei tem como sua primeira referência o Mosteiro Beneditino entre os anos de 1112 e 1128, na doação que recebeu D. Teresa. Depois deste edifício ter sido destruído no ano 1000, a reconstrução ficou a cargo de um cavaleiro francês que se tornou santo, chamado Ganfried ou Ganfei.
(Distância: 342 m N)
Capela barroca do século XVIII, dedicada a Nossa Senhora do Carmo, desenvolve-se na longitudinal de planta retangular, com a fachada principal simples que termina em empena triangular delimitada por pilastras nos cunhais sobrepostos de pináculos piramidais.
(Distância: 564 m W)
Sendo um Mosteiro Beneditino, remonta provavelmente ao século VII. Contudo a sua fundação foi feita no período visigótico.
(Distância: 567 m W)
Sendo atualmente a Igreja da freguesia de Ganfei, foi também a Igreja do Convento. Igreja da época do românico, foi alterada em estilo barroco.
(Distância: 569 m NE)
A Capela de Santa Rita de Cássia, edificada na rua com o mesmo nome, entra na lista dos Templos Religiosos rurais, não havendo mais informações sobre a mesma. Destaca-se a decoração da fachada e a sineira sobre o vértice, ladeada por pináculos.
(Distância: 2 km E)
Verdoejo é uma freguesia cuja antiguidade remonta à Pré-história, segundo vestígios encontrados. O povoamento deste território tem uma origem anterior ao século XII. Segundo as Inquirições, as primeiras referências de Verdoejo remontam ao ano de 950.
(Distância: 2 km E)
Situado próximo da Igreja Matriz, o cruzeiro está fechado dentro de uma capela, apresentando imagens nas duas faces respetivamente do Cristo Crucificado e da Nossa Senhora do Rosário sobreposta por símbolos da Paixão.
(Distância: 2 km E)
A primeira localização da igreja era no lugar do Adro Velho, talvez se devesse à circunstância da existência de um Cemitério Medieval. Em 1691 foi transferida para a atual localização. Entrou em definitivo para a Diocese de Viana do Castelo em 1977.
(Distância: 3 km W)
Para o investigador Alberto Pereira de Castro, a Casa do Poço é um dos edifícios mais antigos da zona intramuros da Vila.