As informações existentes sobre a Igreja de São João da Ribeira entram em contraste com a resenha histórica da freguesia. O que a segunda tem a mais, a primeira nada tem.
A história da freguesia é a base para a história dos seus monumentos e esta em tempos remotos representou um Couto, estando ao abrigo da Igreja.
A única informação conseguida é que o templo remonta ao século XIII, com indícios dos dois portais laterais da nave a pertencerem ao período românico. Também é certa a evidência do período nos templos, na conjugação da simplicidade tanto no exterior como no interior.
Desenvolvida longitudinalmente, apresenta uma planta retangular formada por uma única nave e capela-mor e capelas laterais. Adossada a esta, na continuação da capela-mor, está a sacristia de planta retangular e, no lado direito do frontispício, a torre sineira de um só sino em arco de volta perfeita.
A fachada em empena triangular apresenta o portal principal em verga reta encimado por uma pequena janela quadrada. Nas laterais a norte e a sul, as portas em verga reta são ladeadas por colunas que sustentam os arcos em volta perfeita.
No interior, as paredes laterais da nave são isentas de qualquer decoração. Destaca-se no entanto o coro-alto, as duas capelas laterais e dois retábulos colaterais bem como o arco triunfal encimado pela imagem do orago.
A capela-mor contém um retábulo em dourado do século XVIII.
Este ponto está situado na localidade Ribeira, na freguesia Ribeira.
(Distância: 105 m SE)
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km W)
A Capela das Pereiras, originalmente Capela de Santa Rita de Cássia, foi erguida no século XVI junto à antiga muralha. É formada por nave e abside retangular, separadas por um arco de volta perfeita.
(Distância: 2 km N)
Esta torre, situada a poucos metros do Mosteiro, é um dos exemplares melhor conservados de uma tipologia conhecida como Domus Fortis ou habitação senhorial.
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km W)
Edifício situado em frente aos Paços do Concelho numa tipologia de casa-torre do século XVII, é constituído por duas partes respeitantes à torre e à ala habitacional.