Os maiores atentados que os templos religiosos sofreram durante séculos e séculos foram as campanhas de obras que sofreram sem quaisquer restrições. Estas acabaram por vir a transformar por completo estes mesmos templos, como foi o caso da Igreja de Queijada.
Destes tempos foram apenas mantidas as partes laterais, com as cornijas de modilhões, que se compõem de cachorros cúbicos, alguns chanfrados e sem decoração. Na lateral sul, a porta foi transformada, por uma campanha de obras, em janela, sendo o restante entaipado. Revela um arco ligeiramente apontado de dupla arquivolta e sem decorações.
É no século XVIII que o templo viria a ser transformado radicalmente com a fachada a ser alteada com pilastras-cunhais, o portal a transformar-se em arco de volta perfeita e a janela que a encima a ficar em moldura retangular.
À direita do templo e ao nível da fachada, a torre sineira tipicamente barroca e de planta quadrangular é delimitada por cunhais e dois registos, com a abertura dos arcos em volta perfeita em cada face, para as sineiras.
Mesmo com a transformação do românico para o barroco, a Igreja de Queijada está classificada como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Queijada, na freguesia Fornelos e Queijada.
(Distância: 32 m S)
Esta Junta da antiga freguesia de Queijada situa-se junto à Igreja Matriz. Fazendo parte, até aos finais do século XIX, de um Couto, pertence agora à União de Freguesias junto com a de Fornelos.
(Distância: 2 km W)
A Igreja de São Salvador de Rebordões é referida como sendo do período românico, dos meados do século XIII, mas com obras no século XVIII que provocaram profundas alterações.
(Distância: 4 km W)
(Distância: 4 km SE)
Situada na freguesia de Goães, nome pelo qual a ponte também é conhecida, está inserida num espaço rural atravessando o rio Neiva.
(Distância: 4 km NE)
Capela de São Lourenço da Armada, num local elevado com uma vista espetacular sobre toda a área envolvente.
(Distância: 5 km NW)
(Distância: 5 km NW)
(Distância: 5 km NW)
(Distância: 5 km SW)
(Distância: 5 km E)
A existência de sepulturas antropomórficas leva-nos a crer que esta freguesia remonta à época da alta Idade Média.