Atribuído o foral em 1125 pela Dª Teresa de Aragão, este é posteriormente confirmado por quatro reis e uma infanta, sendo atribuídos por D. Afonso II (1212), D. Afonso IV (1326), D. Afonso V (1449), pela Infanta Dª Branca (1332) e, finalmente, por D. Manuel (1511) com o novo foral.
É no período deste último monarca que é levado a cabo um conjunto de obras de melhoramento para a vila, e consequentemente o levantamento de um novo pelourinho que terá substituído uma picota mais antiga que era, segundo referências documentadas mais antigas, anterior ao ano de 1444 e designada por Afonso V.
Na melhor simbologia a dar ao Pelourinho, este foi levantado no areal do rio Lima, espaço onde se realizava a feira, mesmo em frente à Porta do Postigo e Torre de São Paulo.
Contudo a localização do levante não foi a melhor porque acabava por ser vítima das diversas cheias que a localidade sofria. Este pronúncio natural da subidas das águas levou a cabo o derrube do Pelourinho, dando-se o primeiro restauro no ano de 1755, segundo provas documentais.
Na segunda década do século XIX foi acrescentado ao Pelourinho, no topo do fuste, o brasão de armas do Reino de Portugal, Brasil e Algarve, vindo este a ser transferido para a Praça da Rainha, em virtude do passeio D. Fernando sofrer obras de alargamento.
Esta transladação provocou que boa parte dos seus elementos acabassem por dispersar, sendo alguns reutilizados para outras funções.
É na década de trinta do século XX que a reconstrução do atual Pelourinho se deu, tendo sido levantado em frente do Tribunal, na Praça da República, simbolizado atualmente pelos Paços do Concelho. Foi aproveitado, do antigo, apenas o brasão de armas de D. João VI, com os restantes elementos a serem novos.
Em 1999 a Câmara Municipal, para reforçar a ideia do original e da antiguidade, ergueu um outro pelourinho junto ao areal, sendo esta (re)construção feita com elementos do original que entretanto a Câmara conseguiu reunir para o efeito.
Esta descrição que vou fazer do Pelourinho refere o que está junto do areal, uma vez que este foi construído com peças do antigo, com exceção das armas reais. O Pelourinho situado junto da Câmara Municipal (nas coordenadas N 41° 46.055' W 8° 34.984') é idêntico a este.
Sobre um soco de dois degraus quadrangulares e assente numa base quadrangular, ergue-se o fuste liso e de secção circular, adelgaçando em direção ao topo.
O capitel cilíndrico e de faces lisas, onde se destacam as armas reais, é encimado por uma coroa. O conjunto é rematado por quatro volutas ao alto, sustentando uma esfera armilar com a Cruz da Ordem de Cristo.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Ponte de Lima, na freguesia Arca e Ponte de Lima.
(Distância: 35 m SE)
O conjunto edificado pertencente à Misericórdia, que estava encostado à muralha do burgo, foi dividido em duas partes no século XX com a abertura da Rua Cardeal Saraiva.
(Distância: 39 m SW)
(Distância: 58 m SE)
A Biblioteca foi criada no início do século XX numa sala no Largo de Camões. Foi mudada para o edifício do século XVII do hospital da Misericórdia.
(Distância: 64 m SE)
A atual Igreja Matriz, dos meados do século XV, foi edificada sobre um outro templo que ali existiu, provavelmente dos séculos XII e XIII.
(Distância: 79 m NE)
Este largo que liga à ponte está simplesmente limitado aos peões, sendo apenas contornado por uma via para o trânsito automóvel.
(Distância: 79 m S)
Dificilmente se pode individualizar as duas torres existentes pois elas fazem parte da cerca que rodeava a vila, com um pano de muralha ainda existente entre elas, que só é visto pelo interior, e confronta com a Biblioteca Municipal.
(Distância: 88 m NE)
No pequeno centro urbano histórico de Ponte de Lima, encontra-se ao centro do Largo de Camões o chafariz monumental do final do século XVI e princípios do XVII.
(Distância: 97 m S)
Este pequeno templo religioso, que inicialmente teve a categoria de Igreja, pertencente à Misericórdia, não passa atualmente de uma capela, conhecida como Nossa Senhora da Penha de França.
(Distância: 144 m SW)
(Distância: 151 m E)