A Igreja de Santo António resulta de uma antiga ermida ali existente, com base documental do século XVIII. A sua primeira denominação foi de Nossa Senhora da Esperança, sendo posteriormente substituída por Nossa Senhora do Carmo.
No século XIX o templo adquiriu a atual feição, resultante de um aumento da sua volumetria. Foi igualmente neste século que a cerca medieval foi demolida, tomando então a designação pela qual hoje é conhecida.
De planta longitudinal, formada por nave e capela-mor retangulares e sacristia anexada ao segundo volume e, contrariamente ao habitual, seguido da torre sineira.
A fachada principal, em frontão contracurvo, é coroada por cruz latina e ladeado por pináculos, e revestida de azulejos azuis e brancos. É rasgada por um portal em verga reta e encimada por uma moldura e por um óculo recortado e ladeado por duas pequenas janelas retangulares gradeadas.
Na parte traseira destaca-se a torre sineira quadrada com quatro sinos, com remate de uma cúpula bolbosa e coroada por uma cruz em ferro. Existem gárgulas nos ângulos sob o remate.
No interior, a nave é completada pelo coro-alto em madeira, um púlpito e dois retábulos laterais em talha pintada de bege e marmoreados fingidos e dourados. O arco triunfal de arco perfeito está sobreposto de uma sanefa, igualmente em talha pintada de bege e dourado. Na capela-mor, o retábulo segue igualmente a talha pintada de bege e dourada.
Este ponto está situado na localidade Antepaço, na freguesia Arcozelo.
A igreja está situada junto do rio e da entrada para a ponte antiga.
(Distância: 15 m E)
Ponte de Lima faz parte da rota dos Caminhos de Santiago de Compostela e faz questão de se manter como um dos seus símbolos.
(Distância: 52 m N)
(Distância: 68 m NE)
A Capela do Anjo da Guarda, ou Padrão de São Miguel, está edificada junto ao rio Lima e à ponte velha, sendo a data da edificação totalmente desconhecida. Pode pertencer ao tardo-românico ou início do gótico.
(Distância: 78 m NW)
(Distância: 94 m W)
(Distância: 120 m E)
A ponte sobre o rio Lima, composta por duas partes, romana e medieval, entra nos elementos que mais contribuíram para o desenvolvimento da Vila.
(Distância: 295 m SE)
O Pelourinho que está junto do areal foi construído com base em elementos do original do século XVI, com exceção do brasão de armas que está na cópia, junto da Câmara Municipal.
(Distância: 297 m SE)
(Distância: 327 m E)
No pequeno centro urbano histórico de Ponte de Lima, encontra-se ao centro do Largo de Camões o chafariz monumental do final do século XVI e princípios do XVII.
(Distância: 328 m SE)
O conjunto edificado pertencente à Misericórdia, que estava encostado à muralha do burgo, foi dividido em duas partes no século XX com a abertura da Rua Cardeal Saraiva.