Palácio da Brejoeira
Palácio da Brejoeira
O Palácio da Brejoeira, ex-libris da região de Monção, é um dos maiores solares desta terra.

Falar do Palácio da Brejoeira é falar do ex-libris da região de Monção e não só, ultrapassando as fronteiras do concelho e do distrito. É considerado um dos maiores solares da terra deles por excelência, pertencendo ao Minho este atributo.

Palácio da Brejoeira Monção
Palácio da Brejoeira Monção

É de um estilo neoclássico, pertencente ao início do século XIX e tendo terminado vinte e oito anos mais tarde, devendo-se a iniciativa da sua edificação a Luís Pereira Velho de Moscoso. A amplitude e arrojo do projeto, aliados às despesas implicadas, terá retardado a sua conclusão.

Com tudo isto, a planta quadrada com quatro torreões e um pátio central que inicialmente estava prevista, deu lugar a uma planta em L com duas fachadas e três torreões, estes últimos coroadas por urnas.

Descrição

A fachada principal destaca-se pela monumentalidade dos seus torreões laterais com mais um andar, e pelo corpo central mais elevado. O alçado é aberto por janelas simétricas de linguagem barroca que ocupam toda a superfície.

No seu interior ganha especial interesse a escadaria de acesso ao andar nobre, bem como a decoração neoclássica dos salões, conhecendo-se o nome de alguns artistas que aqui trabalharam, bem como o mestre que os dirigiu, Domingos Pereira.

Devo referir que o Palácio da Brejoeira insere-se num espaço de trinta hectares, em que se incluem ainda a capela, bosque, jardins, vinhas e finalmente uma adega antiga.

Rota do Barroco

Este monumento está inserido na Rota do Barroco, do Portal de Arcos de Valdevez, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.

Classificação

Este Monumento está classificado com Nacional, desde 1910.

Localização

Este ponto está situado na localidade Souto, na freguesia Pinheiros.

Coordenadas GPS: N 42 02.497' W 008 29.658'  (42.04162, -8.49430)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Junta de Freguesia de Pinheiros

Junta de Freguesia de Pinheiros - Visitar Portugal

(Distância: 751 m SW)
Esta freguesia situa-se num período romano através dos seus vestígios, como a ligação entre as cidades de Braga e Mérida. Para complementar este desenvolvimento da Freguesia de Pinheiros, tem como base o seu ex-libris, o Palácio da Brejoeira.

Ponte Romana em Pinheiros

Ponte Romana em Pinheiros - Visitar Portugal

(Distância: 776 m SW)
É uma ponte romana de cavalete, de um só arco, sendo das poucas pontes bem conservadas, mantendo a linha romana.

Igreja Paroquial de Pinheiros

Igreja Paroquial de Pinheiros - Visitar Portugal

(Distância: 821 m SW)
Nas Inquirições que têm como base o ano de 1258, esta igreja é citada como pertencente ao Bispado de Tui, confirmada no catálogo de D. Dinis, em 1320. Em 1977 é transferida em definitivo para a Diocese de Viana do Castelo.

Capela de Santo António

Capela de Santo António - Visitar Portugal

(Distância: 1 km E)
Na sua construção isolada no ambiente natural e de vegetação, e por isso com a denominação de ermida, atualmente serve de bifurcação entre estradas. Esta capela teve a sua edificação no ano de 1608 por Gaspar da Fonseca e sua mulher, Senhores da Quinta de Santo António.

Igreja Paroquial de Cambeses

Igreja Paroquial de Cambeses - Visitar Portugal

(Distância: 2 km E)
A primeira referência à Igreja Paroquial de Cambeses surge em 1258 pelas Inquirições Paroquiais de 1258, no entanto a povoação é muito mais antiga. Só em 1977 esta igreja entrou para a Diocese de Viana de Castelo.

Capela de Nossa Senhora do Campo

Capela de Nossa Senhora do Campo - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
A Capela de Nossa Senhora do Campo, que ali se encontra à face da estrada municipal 1090, também conhecida como Capela de Nossa Senhora dos Prazeres, capela edificada em granito, a fachada tem três rasgos, todos eles em verga reta e emoldurados.

Junta de Freguesia de Cambeses

Junta de Freguesia de Cambeses - Visitar Portugal

(Distância: 2 km E)
Cambeses tem nesta palavra a derivação de "Camba", que poderá significar terra de proveniência dos povoadores. Este território já constava como Villa de Cambeses quando, em 991, este mesmo território foi doado a Compostela pelo rei Bernudo II.

Igreja Paroquial de Mazedo

Igreja Paroquial de Mazedo - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
Há informações da edificação desta igreja entre os séculos XVII e XVIII. No entanto, as Inquirições Paroquiais do ano de 1186 referem a mesma igreja como pertencente ao Bispado de Tui. Entra em definitivo para a Diocese de Viana do Castelo a partir de 1977.

Santuário de Nossa Senhora dos Milagres

Santuário de Nossa Senhora dos Milagres - Visitar Portugal

(Distância: 2 km E)
Esta igreja foi edificada no século XVI sobre uma ermida, entre 1595 e 1602, pela Família dos Pereiras de Castro. A original Capela dos Milagres foi transformada num Santuário, transformando o local num verdadeiro centro de fé.

Junta da União de Freguesias de Mazedo e Cortes

Junta da União de Freguesias de Mazedo e Cortes - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
Mazedo está na origem de Monção, a Monção Velha de antigamente, tendo crescido até à atual freguesia de Cortes. Cortes é a mais nova freguesia de Monção. Em 2013 deu-se a junção das duas freguesias, formando a União de Freguesias de Mazedo e Cortes.

gif