Igreja Paroquial de São Tomé
Igreja Paroquial de São Tomé

História

Igreja Matriz de Cousso
Fachada da igreja

A falta de uma narração descritiva da Igreja de São Tomé de Cousso, assim conhecida entre a população, é completa, como na apresentação do seu historial. Se bem que, e à semelhança dos outros templos religiosos desta região, este templo rege-se simplesmente pelas Inquirições Paroquiais.

No entanto, as primeiras referências da localidade remetem-nos ao século XII.

Somente no século XIII, e na resolução das listas de Igrejas entre o Minho e o Lima, a Igreja Paroquial já aparece referenciada a pertencer ao Bispado de Tui, segundo a listagem feita a mando pelo Rei D. Dinis em 1320.

Descrição

Igreja Matriz de Cousso
Lado sul
Igreja Matriz de Cousso
Lado norte

Apresenta uma planta retangular, com a fachada orientada a oeste, é formada por nave e capela-mor retangulares, com o segundo corpo mais pequeno e estreito.

Uma fachada simples, em empena, rematada ao centro por uma cruz latina e ladeada por pináculos piramidais.

O portal é em rasgo de moldura reta encimado por uma janela oval em tímpano.

À esquerda desta, a torre sineira quadrada de quatro sinos tem a cobertura piramidal e quatro pináculos, também piramidais. No mesmo lado, um outro anexo da sacristia e uma capela. No lado oposto, há ainda a saliência de uma capela.

Na frente da igreja e já fora do recinto existe uma fonte para dar de beber aos visitantes da igreja.

Localização

Este ponto está situado na localidade Cousso, na freguesia Cousso.

Coordenadas GPS: N 42 03.563' W 008 17.934'  (42.05938, -8.29890)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Junta de Freguesia de Cousso

Junta de Freguesia de Cousso - Visitar Portugal

(Distância: 85 m NW)
Existem alguns vestígios da época romana e até da pré-história, que podem indicar o início da ocupação humana da região. Quanto ao nome Cousso, pode provir do árabe Cançon ou do termo clássico Couto, terra coutada.

Junta de Freguesia de Gave

Junta de Freguesia de Gave - Visitar Portugal

(Distância: 1 km S)
Gave, uma freguesia basicamente rural e uma das portas de entrada para o Parque Nacional da Peneda/Gerês, denominava-se de Santa Maria de Gave no século XIV, pertencente a Valadares, Monção. Passou em 1855 para o concelho de Melgaço.

Igreja Paroquial de Gave

Igreja Paroquial de Gave - Visitar Portugal

(Distância: 2 km S)
A Igreja Paroquial de Gave só muito tarde, durante o século XVIII, é referida pelas Memórias Paroquiais. Destaca-se a torre sineira num plano mais recuado, com dois registos separados por cornija e cunhais apilastrados, com o campanário de quatro sinos.

Capela da Senhora do Alívio

Capela da Senhora do Alívio - Visitar Portugal

(Distância: 2 km S)
Antecedida por uma grande escadaria, não há qualquer indicação relativamente ao seu historial ou à sua cronologia. É de planta retangular de uma só nave, delimitada por pilastras nos cunhais, rematados por pináculos e um frontal contracurvado.

Igreja Paroquial de Penso

Igreja Paroquial de Penso - Visitar Portugal

(Distância: 3 km NW)
A primeira referência a este templo remonta a 1118. Em 1320, a pedido do rei D. Dinis, a Igreja de Santiago constava pertencer à terra de Valadares e em 1546 ao Mosteiro de São Salvador de Paderne. Destaca-se a sineira com uma altura muito superior à igreja.

Igreja Paroquial de Parada do Monte

Igreja Paroquial de Parada do Monte - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SE)
Não havendo informações históricas sobre esta igreja, aparentemente pertence ao século XVIII. Com a fachada orientada a poente, destaca-se a torre sineira com um relógio na parte inferior e quatro sineiras na superior.

Junta de Freguesia de Penso

Junta de Freguesia de Penso - Visitar Portugal

(Distância: 3 km NW)
A freguesia mais a oeste do concelho de Melgaço, o nome da freguesia pode provir do local onde se pesava as mercadorias para pagamento das antigas portagens, como pode designar o local onde se alimentavam os animais.

Ponte da Veiga

Ponte da Veiga - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SW)
Na estrada municipal número 1124, entre Riba de Mouro e Badim, vamos encontrar esta edificação da arquitetura civil, a Ponte da Veiga, que atravessa o rio Mouro. Uma construção toda em pedra formada por dois arcos de volta perfeita, e que possui entre eles o corta-águas.

Capela de São Bartolomeu e Nossa Senhora da Cabeça

Capela de São Bartolomeu e Nossa Senhora da Cabeça - Visitar Portugal

(Distância: 3 km NW)
Sem quaisquer informações, esta capela dedicada a São Bartolomeu e Nossa Senhora da Cabeça é uma capela simples, isolada, no meio rural, com a fachada aberta pela porta encimada por uma sineira vazia.

Junta de Freguesia de Parada do Monte

Junta de Freguesia de Parada do Monte - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SE)
A região de Parada do Monte beneficia da sua posição junto do Parque Natural da Peneda-Gerês. Teve ocupação humana desde o neolítico, incluindo pelos romanos, sendo conquistada por D. Afonso Henriques no século XII.

gif