Localidade costeira e incluída no Vale de Âncora, a freguesia de Vila Praia de Âncora não só está referenciada na documentação do século X como há a certeza de que a sua ocupação humana remonta a um período anterior, como é o Neolítico e a Cultura Castreja da Idade do Ferro.
O Vale de Âncora é um meio de privilégio para a Vila, possibilitando um especial olhar dos arqueólogos na possibilidade de enriquecimento do vale em vestígios da época Pré-histórica, como o único dolmen existente, considerado pelos entendidos como o mais notável da Pré-história em Portugal. Fala-se, é claro, do Dolmen ou Anta de Barrosa.
No século passado, um conhecido e famoso arqueólogo Martins Sarmento deu conhecimento de uma povoação Castreja, hoje conhecida como Cividade de Âncora. Uma localização que permitia uma defesa sólida entre o mar e a zona circundante, habitada pelo menos até ao século I d.C.
Os romanos também fizeram o gostinho ao pé nesta zona, quando aqui se instalaram para recolha dos metais, que exploravam nas minas de Ribô, Orbacem e Gobdar.
Pensando ter existido um entreposto com cais de embarque, daqui se terá originado a ideia de que os romanos a tenham batizado de âncora, que por aqui desembarcaram a suas tropas e aqui embarcavam o minério.
Entretanto, no século XIII a Vila seria novamente palco de uma cena que se acredita ser uma lenda, em que seria na foz deste rio que o Rei Ramires (o da lenda de Gaia) afogou a sua adúltera e saudosa esposa com uma mó atada ao pescoço, como se fosse uma âncora.
Contra todas as previsões, acredita-se que a origem do nome de Âncora tenha proveniência no rio.
Depois destes factos, muita história correu para o rio Âncora até à altura do paralelismo com as Inquirições Paroquiais, resultando que na altura a Vila Praia de Âncora era designada como Gontinhães.
Assim permaneceu até ao século XX, em 1924, ano em que mudou de nome para o atual Vila Praia de Âncora. Restam apenas dois anos para o centenário do atual nome.
Este ponto está situado na localidade Vila Praia de Âncora, na freguesia Vila Praia de Âncora.
(Distância: 199 m W)
Edificada em 1890 sobre uma outra antiga capela oitocentista, esta capela neoclássica de planta longitudinal é formada por nave e capela-mor retangulares, sendo esta mais baixa e estreita.
(Distância: 582 m E)
Situado em frente à Capela de São Sebastião, comum em muitas localidades, o Coreto apresenta uma planta hexagonal, estando o gradeamento decorado com liras em cada uma dos lados do polígono.
(Distância: 592 m NE)
Um parque de divertimentos para os mais jovens, situado a poucos metros da Capela do Calvário, mesmo ao lado do Parque de Merendas e integrado no conjunto de construções do Monte Calvário.
(Distância: 594 m E)
Localizada num pequeno morro elevado relativamente à estrada, é uma capela possivelmente de 1676 mas com modificações em 1790 e no século XIX. Destaca-se o púlpito numa estrutura maneirista coberta por domo.
(Distância: 596 m NE)
Um parque de merendas localizado no conjunto de construções do Monte Calvário e a poucos metros da Capela do Calvário. Ao lado do parque de merendas existe um parque infantil, um espaço de divertimento para os mais novos.
(Distância: 600 m NE)
A pequena Capela do Calvário faz parte do conjunto do Monte Calvário, sendo uma construção de 1903. Da base do monte até à capela foi construída, entre 1904 e 1911, uma escadaria com as estações da Via Sacra.
(Distância: 604 m NE)
Este miradouro, no topo do Monte Calvário, construído em 1951, está situado em frente ao escadório da Capela de Nossa Senhora de Lurdes. É um local privilegiado sobre a Vila Praia de Âncora e sobre toda a costa marítima naquela região.
(Distância: 604 m NE)
Um baloiço panorâmico de grande dimensão, para as fotos românticas de praxe dos casais, num local com uma vista espetacular sobre Vila Praia de Âncora e toda a costa, situado no Monte Calvário e junto da escadaria para a Capela de Nossa Senhora de Lourdes.
(Distância: 619 m NE)
A Capela de Nossa Senhora de Lourdes faz parte do conjunto de construções do Monte Calvário. No interior foi criada uma gruta que representa a Aparição de Nossa Senhora a Santa Bernadette Soubirous, em Lourdes, França, em 1858.
(Distância: 656 m NE)
O Monte Calvário é o ponto mais alto da piscatória Vila Praia de Âncora, com excelente e dominante vista sobre o Vale de Âncora, sobre a Vila e sobre o rio Coura. Este é o verdadeiro ex-libris de Vila Praia de Âncora.