Sendo este um templo religioso costeiro, e à semelhança de muitos outros da região, o único documento capaz de indicar uma data próxima da sua edificação é baseado nas Inquirições Paroquiais.
Sendo assim, decorria o século X quando os documentos referenciavam a localidade de Vila Praia de Âncora, na época sob a designação de Gontinhães. Nas listas das igrejas pertencentes ao Bispado de Tuy, elaborada nas Inquirições do Monarca D. Afonso III em 1258, já constava nas respetivas listas a Igreja de Guntianes. No entanto, a data de 1258 pode apenas ser uma informação mas o templo pode ser mais antigo.
Dedicada a Santa Marinha, esta igreja desenvolve-se na longitudinal, com uma planta retangular formada por nave e capela-mor, com esta mais pequena.
Uma fachada principal formada por três panos, dois laterais, com dois rasgos de janelas em moldura reta, e o pano central com o portal em verga reta contornado por uma moldura e encimado por um frontão em aletas ladeado por dois pináculos. Segue-se uma janela ovalada.
A fachada termina com um frontão triangular, ao cimo por uma cruz latina e ladeada por dois pináculos.
À esquerda desta, a torre sineira quadrada de quatro sinos.
Nas fachadas laterais há três anexos retangulares ligados à nave e capela-mor. Faz parte destes anexos uma capela de cada lado.
Este ponto está situado na localidade Vila Praia de Âncora, na freguesia Vila Praia de Âncora.
(Distância: 514 m W)
Localizada num pequeno morro elevado relativamente à estrada, é uma capela possivelmente de 1676 mas com modificações em 1790 e no século XIX. Destaca-se o púlpito numa estrutura maneirista coberta por domo.
(Distância: 520 m W)
Situado em frente à Capela de São Sebastião, comum em muitas localidades, o Coreto apresenta uma planta hexagonal, estando o gradeamento decorado com liras em cada uma dos lados do polígono.
(Distância: 564 m SW)
Este monumento pré-histórico tem a sua data compreendida entre os anos 2000 a 1700 a.C., é o maior e o melhor preservado Monumento Megalítico de todos os quantos identificados até então, no Vale de Âncora.
(Distância: 630 m NW)
A pequena Capela do Calvário faz parte do conjunto do Monte Calvário, sendo uma construção de 1903. Da base do monte até à capela foi construída, entre 1904 e 1911, uma escadaria com as estações da Via Sacra.
(Distância: 634 m NW)
Um anfiteatro ao ar livre, local para atuações de grupos de teatro, musicais ou outros, situado no conjunto de construções do Monte Calvário e num local com uma vista espetacular sobre a costa e a Vila Praia de Âncora.
(Distância: 638 m NW)
Um parque de merendas localizado no conjunto de construções do Monte Calvário e a poucos metros da Capela do Calvário. Ao lado do parque de merendas existe um parque infantil, um espaço de divertimento para os mais novos.
(Distância: 649 m NW)
Um parque de divertimentos para os mais jovens, situado a poucos metros da Capela do Calvário, mesmo ao lado do Parque de Merendas e integrado no conjunto de construções do Monte Calvário.
(Distância: 696 m NW)
Este miradouro, no topo do Monte Calvário, construído em 1951, está situado em frente ao escadório da Capela de Nossa Senhora de Lurdes. É um local privilegiado sobre a Vila Praia de Âncora e sobre toda a costa marítima naquela região.
(Distância: 698 m NW)
A Capela de Nossa Senhora de Lourdes faz parte do conjunto de construções do Monte Calvário. No interior foi criada uma gruta que representa a Aparição de Nossa Senhora a Santa Bernadette Soubirous, em Lourdes, França, em 1858.
(Distância: 707 m SE)
De uma data entendida de três mil anos a.C., a mamoa, com quinze metros de diâmetro e dois metros e meio de altura, está parcialmente destruída principalmente pela oficina vizinha, mas também é ela que dá visibilidade à mamoa.