Dado ser uma árvore sagrada para os habitantes da região, era considerada como a anciã que ligava o passado ao presente e à vida celestial, e por isso não lhe podia ser cortada a cortiça.
Informações adicionais: idade, 438 anos; altura, 16 metros; perímetro do tronco: 5,6 metros.
Esta árvore foi finalista no concurso Árvore do Ano 2024.
Este ponto está situado na localidade Quebrada, na freguesia Sistelo.
(Distância: 2 km E)
Como tantas outras capelas da região, a Capela ou Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos ergue-se num importante trajeto do Vale do Vez.
(Distância: 3 km E)
Largo central, à entrada da aldeia, com um cruzeiro, Junta de Freguesia, Igreja Matriz e um café.
(Distância: 3 km E)
Uma interessante denominação para explicar um pequeno palácio em que um dos lados tem duas torres, simbolizando um castelo, edificado no séc. XIX.
(Distância: 3 km E)
Espigueiros mais pequenos do que o habitual, mas representativos do que se vê por muitos locais nesta zona do país.
(Distância: 3 km E)
Junta de Freguesia de Sistelo que se situa na rua Visconde de Sistelo, entalada entre os espigueiros e o Palácio/Castelo do Visconde de Sisitelo.
(Distância: 3 km E)
A Igreja Matriz é o ponto final onde a rua principal nos leva. Um templo que se perde no tempo sem uma história ou uma data.
(Distância: 4 km S)
Esta ponte, que atravessa o rio Cabreiro, fazia a ligação de uma via medieval, de Arcos de Valdevez até Galiza, pelo interior serrano da Peneda e Laboreiro.
(Distância: 4 km NW)
Anhões é uma freguesia com uma dimensão relativamente pequena, em que o seu primeiro povoamento está numa época muito distante. Não é referida nas Inquirições Paroquiais, apenas entre os anos de 1551 e 1581 em que a dão como referência em anexo com o templo de Luzio.
(Distância: 5 km NW)
Esta Igreja de São Veríssimo consta nas Inquirições de 1258 e nas de 1320, no tempo de D. Dinis. A porta principal é encimada por uma janela de moldura reta ladeada por dois nichos que albergam as imagens de São Veríssimo e Nossa Senhora do Rosário.
(Distância: 5 km NW)
Não há informações sobre este mosteiro, não se sabendo sequer se é anterior ou posterior à capela do mesmo nome. Possivelmente é anterior, dado aparente ser de um tempo mais antigo da segunda metade do século XIX a que corresponde a capela.