Esta é uma de muitas pontes medievais existentes neste concelho, sendo identificada pelo mesmo nome da localidade, situada no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Esta ponte medieval é datada do século XV, por iniciativa do abade de Cabreiro, Leonel de Lima, com três metros de largura e quase 30 de comprimento.
Foi edificada em granito, bem elaborada, revelando a sua solidez ao assentar nas margens e no pegão central feito através do talhamar e talhante, do qual saem dois arcos em que o maior é em arco perfeito e o mais pequeno é em quebrado. Apresenta um tabuleiro em cavalete com guardas pétreas e lajeado.
Este ponto está situado na localidade Cabreiro, na freguesia Cabreiro.
(Distância: 3 km SW)
Esta Ponte de Vilela é um verdadeiro exemplo medieval, uma vez que a sua edificação foi de raiz, sem qualquer vestígios das anteriores estruturas romanas, contrariamente ao que acontece na maioria destas estruturas.
(Distância: 4 km N)
Segundo a lenda, sempre que falecia um habitante da aldeia contavam desta árvore um galho, que não podia ser muito grande. Este galho era usado para aquecer o forno onde se cozia um pão para os vizinhos que compareciam para velar esse habitante, durante a noite.
(Distância: 5 km S)
O Portal, uma das três maravilhas existentes no lugar de Gondoriz, está precisamente ao lado da Igreja Matriz.
(Distância: 5 km S)
A Igreja de Santa Eulália, Matriz de Gondoriz, remonta ao século XVIII e apresenta um desenho similar à Capela de Santa Maria da Madalena, na Falperra em Braga.
(Distância: 5 km S)
Sem referência histórica, de estilo barroco, este cruzeiro também conhecido como Senhora da Piedade ergue-se sobre um soco de cinco degraus hexagonais.
(Distância: 5 km NE)
Como tantas outras capelas da região, a Capela ou Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos ergue-se num importante trajeto do Vale do Vez.
(Distância: 6 km NE)
Largo central, à entrada da aldeia, com um cruzeiro, Junta de Freguesia, Igreja Matriz e um café.
(Distância: 6 km NE)
Espigueiros mais pequenos do que o habitual, mas representativos do que se vê por muitos locais nesta zona do país.
(Distância: 6 km NE)
Uma interessante denominação para explicar um pequeno palácio em que um dos lados tem duas torres, simbolizando um castelo, edificado no séc. XIX.
(Distância: 6 km NE)
Junta de Freguesia de Sistelo que se situa na rua Visconde de Sistelo, entalada entre os espigueiros e o Palácio/Castelo do Visconde de Sisitelo.