A freguesia de Ázere deve estar formada de uma resenha histórica como a Igreja Matriz ou Paroquial. Contudo esta resenha histórica deve-se em parte a este templo religioso, pois é o que resta de um Mosteiro Beneditino que aqui existiu.
Sem qualquer história cronológica ou datada, foi pertencente à Ordem Beneditina que, como se sabe, entrou em Portugal no século X contribuindo assim para a fixação das Ordens Religiosas neste concelho.
O conjunto da igreja com as duas habitações que a rodeiam deveria ser formado pelo mosteiro, como nos indica uma das fotos. A igreja foi desmembrada do resto a partir do século XVII, sendo nesta altura que o templo começou a servir a população como Igreja Matriz ou Paroquial.
A igreja, de planta longitudinal, é formada por nave e capela-mor retangular, tendo adossada a torre sineira na fachada e a sacristia à capela-mor.
A fachada triangular possui dois rasgos, o portal central com moldura em arco perfeito, encimado por uma janela. Está anexada a esta, no lado direito, a torre sineira com dois sinos em arco de volta perfeita finalizando num pequeno frontão triangular ladeado por dois pináculos.
Uma particularidade do mais bonito que uma porta de igreja possa ter, pois não é muito usual, podermos observar um portal semelhante a este. De fato não é por acaso, mesmo sendo nova, possuir tais desenhos, pois estes possivelmente são uma cópia do original.
Este ponto está situado na localidade Ázere, na freguesia Ázere.
(Distância: 1 km S)
Situado no lugar do Paço, este é um verdadeiro exemplar de uma habitação nobre rural de âmbito amuralhado de defesa com a torre, da época da Idade Média.
(Distância: 2 km SW)
Situada no centro histórico, na parte mais alta da vila, nos jardins centenários, apresenta-se a Igreja do Espírito Santo edificada em 1647.
(Distância: 2 km SW)
Situada na parte mais alta da vila, a Casa do Terreiro rodeia, com a Igreja Matriz e a do Espírito Santo, a beleza do Jardim dos Centenários, com uma vista para o rio Vez e para a encosta da Giela com o monte Gião.
(Distância: 2 km SW)
A Igreja tem o nome da freguesia, tendo como seu orago São Salvador. Teve o início da sua edificação na última década do séc. XVII, terminando dez anos depois.
(Distância: 2 km SW)
O Pelourinho, atribuído à povoação de Valdevez no séc. XII, está situado no Largo da República em frente ao Município.
(Distância: 2 km SW)
Mais um edifício singular de destaque desta vila, o edifício dos Paços do Concelho centralmente localizado na parte histórica.
(Distância: 2 km SW)
A mais pequena e a mais antiga da vila, é conhecida no meio como Capela da Praça. Está situada no centro histórico, tornando-se assim no verdadeiro ex-libris.
(Distância: 2 km S)
Esta escultura, de autoria de José Rodrigues, representa o encontro ocorrido no vale do rio Vez entre as tropas de D. Afonso Henriques e Afonso VII de Castela e Leão, na Primavera de 1141.
(Distância: 2 km SW)
A Igreja da Lapa está situada no centro histórico da vila, no largo com o mesmo nome do templo e na convergência das ruas centrais.
(Distância: 2 km SW)
Esta bonita fonte situada no percurso entre a Igreja da Misericórdia e o Largo da Lapa, precisamente na Rua Plácido de Abreu, remonta aos séculos XVIII ou XIX.