A Casa da Água está situada no início do recinto do Santuário de Nossa Senhora do Cabo. Foi construída em 1770 por ordem de D. José I, quando este uma vez se dirigiu ao Santuário. A finalidade era o fornecimento de água a todo o conjunto do Santuário, incluindo a rega de uma horta que servia para ajuda e abastecimento dos peregrinos. Recebia água vinda de Azóia por um aqueduto.
Numa forma hexagonal, é coberta por uma cúpula e lanternim, tendo no interior uma fonte com bancos de pedra e paredes cobertas de azulejos de que só restam algumas partes. Uma escadaria permite o acesso à Casa de Água.
O conjunto foi restaurado em 2016 pela Câmara Municipal de Sesimbra.
Este ponto está situado na localidade Cabo Espichel, na freguesia Sesimbra (Castelo).
(Distância: 127 m W)
Este Santuário foi mandado construir por D. Pedro II e D. José, no século XVIII, no local onde existiu uma ermida do século XV. Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1950 e como Zona Especial de Proteção desde 1963.
(Distância: 340 m W)
A Ermida da Memória está situada poucas dezenas de metros a norte do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel.
(Distância: 574 m NW)
(Distância: 644 m SW)
Inaugurado em 1790, o Farol do Cabo Espichel situa-se junto do ponto mais a sudoeste da Península de Setúbal e do Concelho de Sesimbra.
(Distância: 655 m NW)
(Distância: 979 m E)
Este aqueduto levava água de Azóia até à Casa da Água, no recinto do Santuário, numa extensão de cerca de 2,5 quilómetros.
(Distância: 1 km SW)
O Cabo Espichel é um promontório situado no extremo sudoeste da Península de Setúbal e do concelho de Sesimbra.
(Distância: 3 km E)
(Distância: 3 km E)
(Distância: 4 km NE)
Este moinho foi construído no século XIX e depois abandonado. Recentemente recuperado, pode agora ser visitado.