Foi inicialmente concebida para se tornar panteão de D. João III, apresentando por isso uma concepção globalizante e inovadora no panorama arquitetónico de então.
Sendo inovadora, possui uma planta composta por um retângulo, na qual se insere a cruz latina, formada pelo corpo e capela-mor.
A fachada em frontão triangular é composta pelo portal em verga reta ladeado por duas janelas também retas, encimadas por frontões triangulares. É rematada por um frontão na qual ao centro se abre uma janela em meia-lua.
Os rasgos laterais são feitos por janelas também encimados por frontões triangulares. Na parte lateral orientada a sul possui uma porta em verga reta. As portas são antecedidas por socos de três degraus.
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição está na primeira lista de 1910 como Monumento Nacional.
Este ponto está situado na localidade Tomar, na freguesia Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais.
(Distância: 142 m E)
O Pelourinho de Tomar localiza-se no Largo do Pelourinho, conhecido por Várzea Pequena. Embora mantendo o nome de pelourinho, é uma coluna decorada terminada numa esfera armilar e assente sobre quatro degraus quadrados.
(Distância: 164 m SE)
Edifício do século XVI, em estilo renascentista e barroco, em que se destaca o torreão limitado por pilastras nos cunhais com capitéis jónicos. O edifício está abandonado e em estado de degradação, sendo estudada a sua utilização para residência de estudantes.
(Distância: 203 m NE)
Edifício do início do século XVI, esta capela tem uma planta centralizada e de estrutura octogonal rematado por uma cúpula renascentista.
(Distância: 247 m SE)
Casa do século XVI em que se destaca a janela de ângulo, com colunelo a sustentar a cornija. Foi biblioteca municipal entre 1969 e 1997, e é atualmente uma galeria de exposições.
(Distância: 294 m SE)
Situado na ala oeste da Praça da República, este edifício foi edificado durante o reinado de D. Manuel I para receber os Paços Reais, sendo oferecido à então Câmara Municipal de Tomar.
(Distância: 295 m E)
Um museu da arte contemporânea criado em 2004 a partir da coleção pessoal do historiador José Augusto França. Mostra pinturas, esculturas, desenhos e fotografias do século XX, desde 1932.
(Distância: 296 m S)
Das várias alterações verificadas no recinto fortificado, a maior parte delas realizaram-se no alargamento do Convento de Cristo.
(Distância: 299 m SE)
Tomar foi fundada por D. Gualdim Pais depois da Batalha de Ourique ser ganha por D. Afonso Henriques com a ajuda dos Templários.
(Distância: 302 m SW)
Faz parte do conjunto Templário do Castelo / Convento de Cristo, edificado entre os sécs. XII e XVIII pelo Gão Mestre D. Gualdim Pais.
(Distância: 302 m SW)
Em 1418, sob o Infante D. Henrique, Mestre da Ordem, foi construído o claustro entre a charola e a fortaleza templária.