Em Santarém, principalmente na parte mais antiga, as ruas têm os seus nomes em painéis de azulejos. Estes painéis são obras artísticas em placas decoradas e decorativas que ajudam a embelezar as ruas e as paredes.
A Ponte D. Luís I atravessa o rio Tejo ligando Santarém a Almeirim e conseguindo-se assim, com a sua construção, a primeira ligação rodoviária entre o norte e o sul do país.
A Porta de Atamarma era uma das portas de entrada na cidade medieval. Os alicerces da porta mantêm-se soterrados mas foi marcado a negro, no pavimento, o local onde a porta existiu.
Por entre estas ruas estreitas ladeadas por casas podem os locais e visitantes percorrerem a pé os lugares onde foram edificados monumentos remontando-nos, talvez, a tempos anteriores.
Com o nome original de "Teatro de Santarém", mudou para o atual após a espantosa representação da atriz Rosa Damasceno, em 1894, da peça "O Amigo Fritz" pela Companhia de Teatro Normal de Lisboa.
Situado no centro histórico da cidade, na rua João Afonso, o Teatro Sá da Bandeira é um edifício do início do século XX, sendo um dos pontos de referência da cultura local.
Situa-se num planalto, na zona urbana dentro do perímetro da Muralha Medieval da cidade de Santarém, ao lado do Jardim das Portas do Sol, na antiga zona de Alcáçova.