Em 1445 o 4º Conde de Ourém remodelou este templo, aumentando-o e instituiu nele a Real e insigne Colegiada de Nossa Senhora das Misericórdias.
Em 1775, o terramoto quase destruiu por completo o templo, tendo sido reconstruído nos onze anos seguintes. Com esta reconstrução, a igreja manteve a dimensão mas perdeu na beleza arquitetónica da primitiva.
Este ponto está situado na localidade Ourém (Misericórdias), na freguesia Nossa Senhora das Misericórdias.
(Distância: 0 m NE)
Uma monumental cripta que alberga o túmulo do Marquês de Valença rodeado por colunas que sustentam a abóbada. Na tampa está esculpido a efígie do Conde de Ourém.
(Distância: 15 m SW)
(Distância: 47 m E)
Esta fonte é do século XV, mais concretamente de 1434, mandada erigir por D. Afonso, sendo esta uma obra única da arquitetura gótica portuguesa.
(Distância: 55 m E)
Uma das duas portas do burgo de Ourém, mais conhecida como porta da vila, na parte norte, está situada nas traseiras da Colegiada e ao lado da fonte gótica.
(Distância: 64 m SW)
(Distância: 66 m SW)
(Distância: 101 m SE)
O Pelourinho, do século XVII, que está situado no pequeno largo, em frente à antiga casa de Câmara é um belo exemplar do barroco.
(Distância: 103 m SE)
O edifício que representava a antiga casa da Câmara Municipal, agora transformado num museu na parte superior, e na parte inferior o posto de Turismo.
(Distância: 105 m SE)
(Distância: 107 m SE)