Como outras ou a maior parte delas existentes em Portugal, foram edificadas para habitações das próprias famílias, remontando a séculos.
De planta retangular de dois pisos, a fachada principal está orientada para sul.
O piso térreo é formado por sete rasgos, com quatro janelas e três portas intercalares, todas as aberturas em arco abatido. No piso superior é constituída pelas mesmas aberturas em janelas, sendo as três encimadas das portas por varandins de guarda de ferro.
Adossada e numa das extremidades da casa, a capela está igualmente posicionada a sul.
Com uma fachada em frontão curvilíneo, é constituída por uma porta em arco abatido encimado também por um frontão interrompido. Em cima uma janela quadribolada.
A ladear a porta estão duas janelas também em arco abatido. À esquerda da capela existe uma sineira.
Este ponto está situado na localidade Beco, na freguesia Beco.
(Distância: 498 m W)
Igreja do Beco ou Igreja de Santo Aleixo, sendo este o padroeiro da aldeia, só foi possível a sua construção quando Beco se autonomizou de Dornes e se tornou freguesia.
(Distância: 2 km E)
Com invocação de Nossa Senhora do Pranto, está situada a poucos metros da famosa Torre de Dornes. Este templo remonta ao século XIII e foi mandado edificar pela Rainha Santa Isabel.
(Distância: 2 km E)
Também conhecida simplesmente como Torre de Dornes, é o edifício mais emblemático desta localidade.
(Distância: 2 km E)
Está nesta instituição a representação desta pequena vila, que está a dividir o espaço com a escola primária da mesma terra.
(Distância: 3 km NW)
Pouca informação existe sobre a Quinta do Souto, localizada no lugar de Souto, freguesia de Beco, que foi construída no séc. XVIII.
(Distância: 3 km N)
(Distância: 3 km S)
A Igreja de São Vicente é um templo que remonta ao ano de 1518, segundo uma inscrição de uma antiga porta hoje desaparecida. Do primitivo templo já nada resta.
(Distância: 4 km NW)
A ermida ou capela de Nossa Senhora da Orada situa-se na freguesia de Beco a cerca de 4 km da respetiva sede sendo, segundo a tradição, anterior à igreja matriz.
(Distância: 5 km W)
Uma construção do século XVIII, é constituída por nave e capela-mor mais estreita e baixa, tendo anexadas à direita a sacristia e à esquerda a torre sineira.
(Distância: 6 km SW)
A Igreja de Nossa Senhora da Graça foi fundada no século XV com referências de existência no ano de 1489. Acredita-se que esta foi a data do início do templo, uma vez que a capela-mor foi mandada fazer em 1502 por D. Manuel I.