Templo religioso pequeno e simples constituído de uma só nave com várias denominações como Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Igreja Matriz de Minde, Igreja Paroquial de Minde ou simplesmente Matriz de Minde.
Esta igreja não tem qualquer informação que a identifique com algum período histórico.
Contudo foi referenciada em 1648 com a primeira de algumas campanhas de obras que sofreu, com as respetivas inscrições em várias partes do templo, tais como em 1704 cuja inscrição surge no portal da lateral norte, e o ano de 1732, com a inscrição no entablamento do portal principal.
De planta retangular orientada para oeste, é formada por uma só nave. A fachada delimita-se por pilastras nos cunhais, coroadas por pináculos e por um frontão contracurvo que coroa o alçado.
Apresenta os dois únicos rasgos correspondentes ao portal de moldura reta e ladeado por pilastras caneladas e encimado por entablamento, que é coroada por pináculos piramidais. Esta é encimada por uma janela de coro em verga reta
O seu interior é todo revestido de azulejos do tipo padrão, azuis e amarelos. A capela-mor, constituída por um retábulo em talha dourada do ano de 1723, também está revestida com azulejos azuis e brancos do século XVIII.
Este Imóvel está classificado como Interesse Público desde 1996.
Este ponto está situado na localidade Minde, na freguesia Minde.
Quase no extremo sudoeste de Minde, a igreja situa-se no Largo da Igreja, em frente do cemitério, entre a Rua da Igreja e a Rua do Padre Paulo.
(Distância: 3 m SW)
Situado no adro da igreja e junto da entrada do cemitério, a parte superior do cruzeiro é datada de 1621. A cruz assenta sobre o fuste cilíndrico e este sobre uma base quadrada de dois degraus.
(Distância: 269 m E)
O coreto destaca-se pela sua beleza, uma edificação de planta octogonal sendo a parte inferior em alvenaria circundada por painéis de azulejos com representação de ofícios praticados em Minde relacionados com as indústrias têxteis.
(Distância: 278 m E)
Esta edificação civil, com os seus jardins, que serviu de residência a Roque Gameiro e sua família, é uma construção notável da arquitetura do início do século XX, mais concretamente do ano de 1926.
(Distância: 288 m E)
Largo que não precisa de apresentações, sendo o único da vila e pertencente ao seu núcleo histórico, pode a partir daqui movimentar-se pelas ruas estreitas que permitem uma rápida visita a Minde.
(Distância: 300 m N)
Na parte oeste da vila e situada num pequeno largo com o mesmo nome, a pequena Capela de São Sebastião não tem qualquer referência histórica e, cronologicamente, aponta para o século XVI.
(Distância: 314 m E)
Uma capela dedicada ao Santo António, edificada a sul do Largo Justino Guedes, em Minde, é uma construção do século XV ou XVI com a fachada orientada a poente e virada para o torreão do jardim da Casa / Museu Roque Gameiro.
(Distância: 350 m NE)
Os cine-teatros correspondem a uma época do século XX em que surgiram no campo da cultura, utilizados para cinema ou para teatro e para outros géneros de espetáculos.
(Distância: 844 m W)
Uma das muitas belezas criadas pela Mãe Natureza, existente no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, compreendida entre Minde e Mira de Aire, uma formação provocada por um fenómeno geomorfológico resultante da depressão calcária ali existente.
(Distância: 1 km SW)
Na estrada da Serra de Santo António vindo desta localidade e em direção a Minde, vamos encontrar a meio do caminho um miradouro que permite uma vista espetacular pela paisagem em frente.
(Distância: 1 km N)