Por ordem de D. João III e sob a direcção do Frei Brás de Barros foi iniciada a reforma da Ordem dos Agostinhos, tendo os monges sido transferidos do Mosteiro de Grijó para a Serra do Pilar. Foi então, em 1537, iniciada a construção do novo Mosteiro na Serra do Pilar.
A construção deste mosteiro apresenta uma planta composta pela igreja de planta circular, a capela-mor de planta retangular e o claustro também de planta circular, todos dispostos sequencialmente.
Com a igreja e o claustro circular, este mosteiro tornou-se num dos mais notáveis edifícios da arquitetura clássica europeia.
Em 1809, o espaço do mosteiro foi ocupado pelas tropas de Wellington, quando foi planeado o ataque do exército português à cidade do Porto então ocupada pelas tropas de Napoleão.
Durante o século XX, foi alvo de campanhas de obras de conservação e restauro, tendo sido incorporado no Centro Histórico do Porto, inscrito pela Unesco na Lista de Património Mundial.
Está classificado como Monumento Nacional.
Este ponto está situado na localidade Santa Marinha, na freguesia Santa Marinha e São Pedro da Afurada.
(Distância: 127 m NW)
A Ponte D. Luís I surgiu para substituir a Ponte Pênsil, que também tinha sido construída em substituição da Ponte das Barcas, sendo que o projeto final tinha a obrigatoriedade de ter dois tabuleiros que servissem os dois lados.
(Distância: 282 m NE)
Tendo sido achada uma imagem do Senhor Crucificado em 1140, o Bispo do Porto de então, D. Pedro Rabaldio, mandou edificar uma ermida no lugar onde atualmente é a Capela do Senhor de Além, para albergar essa imagem.
(Distância: 300 m W)
Capela situada à frente do rio Douro na Av. Diogo Leite há quase duzentos e cinquenta anos, as memórias paroquiais que dão conta do registo indicam para o período anterior a 1758, faltando no entanto um historial concreto.
(Distância: 314 m N)
A Ponte D. Luís é uma das 7 pontes que ligam as duas margens do Rio Douro, tendo sido feita entre 1881-87, com dois tabuleiros e em estrutura metálica.
(Distância: 315 m NW)
Os dois Pilares da Ponte Pênsil, ou D. Maria II, são o que resta de uma ponte que ligava as duas margens do rio Douro entre o Porto e Vila Nova de Gaia.
(Distância: 367 m NW)
Como o nome indica, estas Alminhas estão situadas perto da ponte D. Luís I, com o sentido de homenagem às pessoas mortas durante as Invasões Francesas.
(Distância: 390 m N)
Um edifício da segunda metade do século XVIII, segue uma arquitectura barroca de planta retangular, constituído por uma nave e capela-mor.
(Distância: 407 m N)
Este Recolhimento de Ferro está anexado à igreja, e por isso era ocupado por meninos do coro da catedral, mas quando estes abandonaram o edifício foi novamente ocupado por mulheres sem possibilidades e viúvas pobres.
(Distância: 413 m N)
A construção das Muralhas deveu-se ao facto de, no séc. XIV, o Porto ter uma grande expansão urbana.
(Distância: 478 m NW)
Situada no centro histórico do Porto, uma das praças mais antigas, tornou-se num verdadeiro ex-libris urbanístico, comercial, paisagístico, reunindo assim todas as condições para tornar o espaço especial.