O Mosteiro de Pedroso, mais conhecido por Igreja Matriz de Pedroso, pertencente a Ordem de S. Bento, foi fundado em 867 por doação de Gondezinho.
Entretanto, fontes documentais garantem, com base numa escritura de doação do ano 1046, que o mosteiro foi fundado entre os séculos X e XI. Este mosteiro acolheu um abade, de nome Pedro Julião, que seria o futuro Papa João XXI. Após a expulsão dos jesuítas do país a propriedade foi retalhada e vendida.
A Igreja do Mosteiro permaneceu como Matriz da freguesia enquanto tudo o resto passou para as mãos dos particulares.
Este ponto está situado na localidade Pedroso, na freguesia Pedroso e Seixezelo.
(Distância: 1 km W)
Parque da Senhora da Saúde e Miradouro do Monte da Senhora da Saúde
(Distância: 4 km NE)
(Distância: 4 km SW)
O Mosteiro de S. Salvador de Grijó foi transferido para a atual localização em 1112, sendo a igreja do novo mosteiro sagrada em 1235 pelo então Bispo da Diocese do Porto, D. Pedro Salvadores.
(Distância: 4 km NE)
Um local com uma paisagem espetacular, no encontro dos dois rios, Sousa e Douro.
(Distância: 5 km S)
(Distância: 5 km S)
A Igreja Matriz de Argoncilhe, dedicada a São Martinho, é anterior ao século XII. A fachada é aberta pela porta principal e duas janelas a sobrepor, o frontão contracurvado é truncado pelo nicho com a imagem de São Martinho.
(Distância: 6 km SW)
(Distância: 6 km NE)
Dedicada à Santa Cruz, destaca-se nesta igreja a torre sineira na parte traseira do lado esquerdo. A fachada é ladeada por um par de pilastras de cada lado, encimadas pelos habituais pináculos.
(Distância: 6 km S)
(Distância: 7 km SW)
A sua construção ocorreu no século XIX devido à necessidade da substituição de igreja anterior. Em 1972 teve obras para remoção dos púlpitos e construção de alas para assistência. Destaca-se a torre sineira sobre a fachada principal que é aberta pela porta e um janelão para iluminação do interior.