Capela de São Paio
Capela de São Paio
No extremo do Canidelo com São Pedro da Afurada, a capela de São Paio, pertencente à Irmandade Oblata desde 1936, assim como o Palacete de São Paio, terão pertencido a uma família abastada que, como tantas outras, se fixou em Santa Marinha.
Capela de São Paio

No extremo do Canidelo com São Pedro da Afurada, a capela de São Paio, pertencente à Irmandade Oblata desde 1936, assim como o Palacete de São Paio, levam a crer de que em tempos passados até ao referido ano os dois imóveis poderão ter pertencido a uma família. Uma família abastada que, como tantas outras, se fixou em Santa Marinha.

História

A capela é um templo com a edificação no século XVII, tendo como arquiteto Gaspar Braga e dedicada a São Paio conhecido como o Mártir. Foi levada a cabo uma restauração do templo nos anos setenta do século passado, dirigido por uma das Irmãs e por alguns leigos, com ajuda do povo e da autarquia.

Capela de São Paio
Capela de São Paio
Capela de São Paio

Também no século XVIII sofreu uma campanha de obras e, no século passado, todo o espaço que a rodeia teve melhoramentos, que lhe permite vistas com o Douro a passar ali ao pé.

A capela têm como Orago o São Paio, mas neste caso não se liga a uma lenda mas a uma história de martirização que começa aos dez anos. Toda a história começou no século X quando Hermígio, Bispo de Tuy, foi preso pelo exército mouro do Rei Abdrraman III aquando da expansão da Andaluzia e Castela.

D. Hermígio esteve um ano e meio prisioneiro, tendo como resgate uma boa quantia em dinheiro e a troca por um sobrinho chamado Pelágio, cujo nome deriva em Paio. Este ainda criança, cuja beleza interior se refletia no exterior, esteve três anos preso, tempo suficiente para Deus o fortalecer na fé, dando-lhe coragem para aceitar o martírio que o esperava.

Falaram ao rei da beleza de Pelágio, tendo este sido apresentado ao rei para matar a curiosidade. A proposta do rei foi para Pelágio renunciar à fé cristã, na promessa de riquezas e honras. A resposta ao rei mouro foi que, uma vez cristão, cristão para toda a vida, e que as promessas feitas pelo rei haveriam ter um fim, à glória vinda de Deus.

Não gostando da resposta, mandou martirizá-lo lentamente até que renunciasse, ao ponto de Pelágio ficar despedaçado por tenazes, tendo o seu martírio sido consumado no ano de 925.

Descrição

Capela de São Paio

De planta retangular, é formada por dois volumes igualmente retangulares da nave e capela-mor mais pequena e estreita.

A fachada, orientada a leste, é delimitada por pilastras nos cunhais, que rematam por pináculos. O rasgo do portal é em verga reta e rematado por um frontão triangular, tendo ao centro uma cruz latina.

O frontão possui uma janela redonda.

Localização

Este ponto está situado na localidade Canidelo, na freguesia Canidelo.

Coordenadas GPS: N 41 08.417' W 008 39.042'  (41.14028, -8.65070)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Lavadouro Comunitário

Lavadouro Comunitário - Visitar Portugal

(Distância: 333 m NE)
De planta quadrada e coberta, o lavadouro tem nas suas quatro esquinas outras tantas montras com oito fotografias cada sobre a vida local, relativos à pesca e seus afazeres, às lavadeiras, à religiosidade, e outros temas.

Largo Padre Joaquim Araújo

Largo Padre Joaquim Araújo - Visitar Portugal

(Distância: 399 m NE)
Em homenagem ao Padre Joaquim Araújo, este largo situa-se no seu extremo oeste. Tem no espaço que o rodeia o Centro Interpretativo do Património da Afurada, a Junta de Freguesia, a Escola Básica e o Mercado da Afurada.

Junta de Freguesia de São Pedro da Afurada

Junta de Freguesia de São Pedro da Afurada - Visitar Portugal

(Distância: 413 m NE)
Esta é uma das três mais antigas freguesias urbanas de Vila Nova de Gaia com o nome primitivo de Furada, assim consta nos forais de D. Dinis e de D. Manuel em 1288 e 1518 respetivamente.

Marina da Afurada

Marina da Afurada - Visitar Portugal

(Distância: 491 m NE)
No contraste de uma localidade pequena e piscatória como São Pedro da Afurada, a marina como elemento essencial na vida destes habitantes acabou também por se tornar muito propícia.

Capela de Santa Catarina

Capela de Santa Catarina - Visitar Portugal

(Distância: 1 km N)
A Capela de Santa Catarina foi construída nos finais do século XIV em terrenos doados por D. João I.

Ponte da Arrábida

Ponte da Arrábida - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
Esta é a verdadeira obra prima da engenharia de pontes, tendo o reconhecimento a nível internacional, estávamos no ano de 1963 em que terminou a sua construção que teve o seu início em 1956.

Capela de Nossa Senhora do Amparo

Capela de Nossa Senhora do Amparo - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SW)
Também conhecida pelas gentes do meio como Capela do Brandão ou Lavadores, Senhora do Amparo é o nome ou devoção dos proprietários, uma vez que está anexada ao edifício principal, a residência da Família Brandão.

Junta de Freguesia de Canidelo

Junta de Freguesia de Canidelo - Visitar Portugal

(Distância: 1 km S)
Esta freguesia é constituída basicamente por praias, em que a sua economia se baseava precisamente no mar com as pescas, com um historial invejável que remonta à Idade Média.

Igreja de São Martinho de Lordelo

Igreja de São Martinho de Lordelo - Visitar Portugal

(Distância: 1 km N)
A edificação desta igreja começou no ano de 1764, mas só ficou completa no ano 1867 com a finalização da torre sineira.

Capela e Farol de São Miguel-o-Anjo

Capela e Farol de São Miguel-o-Anjo - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
É o mais antigo farol existente em Portugal. Foi construído em 1527 por ordem de D. Miguel da Silva, Abade beneditino do Mosteiro de Santo Tirso, que mais tarde viria a ser Bispo de Viseu.

gif