A Batalha da Ponte Ferreira, conforme foi conhecida, ocorreu em 1832 quando se deu o encontro entre os Miguelistas e os Liberais, liderados por D. Pedro IV de Portugal.
No contexto conhecido como o cerco do Porto, aqui se desenvolveu o combate pelo poder da ponte, para que o exército Liberal pudesse atravessar o rio Ferreira. Contudo todos os esforços foram em vão, dado que as forças Miguelistas levaram a melhor.
Esta ponte, toda em granito, é formada por três arcos separados por dois talha-mares, em que assenta uma tabuleiro todo plano.
Tem duas particularidades, em que no extremo da margem esquerda tem uma casa de portagem, setecentista, e, no extremo oposto, contém uma construção chamada de Alminhas, de invocação a Nossa Senhora do Carmo, provavelmente setecentista, em homenagem aos que ali caíram.
Este ponto está situado na localidade Campo, na freguesia Campo e Sobrado.
(Distância: 778 m SW)
A Igreja do Campo tem como seu padroeiro São Martinho. A sua construção é do início do século passado, tendo sido a sua sagração realizada em 1910. Contudo esta construção é feita sobre uma outra que ali existiu, da qual integra alguns elementos.
(Distância: 2 km N)
Considerada como o mais antigo templo religioso do concelho e igualmente como uma das jóias do barroco a norte de Portugal, a construção da Igreja está ligada à família Baldaia, padroeira desta localidade entre os séculos XVI e XIX.
(Distância: 3 km W)
Está situado na rua com o mesmo nome, que ligava o Porto a Penafiel, e está denominado como Cruzeiro de Valongo. Ergue-se sobre um estrado retangular e em granito, com uma base a integrar uma imagem do Santo António.
(Distância: 3 km W)
Uma interessante casa de habitação, num alinhamento de casas que constituem o núcleo principal de Valongo, que confronta com a estrada nacional, a denominação "Casa de Anjo" refere-se a São Miguel, do qual se pode observar a imagem no centro do piso superior.
(Distância: 3 km W)
Situada no centro de Valongo, na Praça Machado dos Santos, a Capela da Senhora da Luz é um edifício que consta nas listas dos Bispos do Porto desde 1610, contudo esta construção remonta ao ano de 1580.
(Distância: 3 km W)
Câmara Municipal de Valongo - Av. 5 de Outubro, 160 - 4440-503 Valongo
(Distância: 3 km W)
O Museu Municipal e Arquivo Histórico de Valongo está albergado num edifício que tinha sido ocupado pelos Antigos Paços do Concelho, um edifício do início do século XIX situado no centro histórico da cidade.
(Distância: 4 km W)
Na substituição de uma outra que existiu no lugar da Valga, no monte do Calvário, a atual tomou o nome de Senhor do Calvário. Este templo surgiu de uma promessa no ano de 1813, se Valongo não sofresse uma terceira invasão dos franceses.
(Distância: 4 km W)
Num tempo bastante conturbado, a construção desta igreja teve início no término do século XVIII, mais concretamente em 1794, um ano após a assinatura do Rei D. João VI para autorizar a construção do templo.
(Distância: 4 km W)
Situada na parte histórica da cidade, a poucos metros da Igreja Matriz, encontra-se a Capela do Senhor dos Passos. Esta capela foi edificada para expurgar e redimir-se dos pensamentos maléficos que o autor teve relativamente à sua mulher.