Mais uma obra importante para o abastecimento de água à cidade.
O chafariz é formado por um tanque em que, como pano de fundo, sobressai em alto relevo um pelicano rodeado por duas figuras femininas. É encimado por armas reais portuguesas.
Este chafariz está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1938.
Este ponto está situado na localidade Sé, na freguesia Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.
(Distância: 33 m SW)
O Convento dos Grilos ou Igreja e Colégio de S. Lourenço foi edificado no século XVI pelos Jesuítas, em estilo maneirista, pertencendo ao Colégio da Companhia de Jesus.
(Distância: 35 m N)
Torre Medieval, Torre da Cidade ou Torre da Rua de D. Pedro de Pitões, mais conhecida por Torre de Pitões, encontrando-se à frente da Sé do Porto.
(Distância: 43 m E)
A Casa do Cabido, situada no largo da Sé, pertence ao conjunto do Paço Episcopal da Sé. Foi construída no século XVI para haver uma separação dos cónegos e do bispo.
(Distância: 53 m SE)
Deveu-se ao Bispo do Porto D. Frei João Rafael de Mendonça mandar demolir o antigo paço para surgir um novo, obras que se prolongaram por vários anos.
(Distância: 105 m NE)
Chafariz construído no largo da Sé, com uma imagem do Anjo São Miguel, que posteriormente passou para a parte lateral, a atual posição.
(Distância: 112 m NE)
Esta é uma das duas capelas existentes de um conjunto de oratórios, pertencentes ao Convento dos Grilos, que introduziram nas ruas onde a procissão passava durante a Quaresma.
(Distância: 160 m NE)
Muralha, Cerca Velha ou Muralha Românica, este pano de muralha envolve o morro da Sé e tem a sua origem como obra romana do século III, reconstruída no século XII.
(Distância: 167 m SW)
Situada na zona histórica do Porto, a sua construção ocorreu entre os anos 1785 e 1790 tendo sido o cônsul inglês como mentor na sua edificação, com o apoio financeiro da comunidade aí sediada.
(Distância: 191 m SW)
Situada na praça da Ribeira, é conhecida como a Fonte da Praça da Ribeira ou a Fonte de São João Baptista, sendo este último nome em homenagem ao Santo e padroeiro da cidade.
(Distância: 211 m SE)
Este Recolhimento de Ferro está anexado à igreja, e por isso era ocupado por meninos do coro da catedral, mas quando estes abandonaram o edifício foi novamente ocupado por mulheres sem possibilidades e viúvas pobres.