A esta avenida foi-lhe atribuída de Aliados, em homenagem ao países Aliados da Primeira Guerra Mundial, tornando-se assim na principal avenida e respetivamente o centro da cidade.
Designada como Centro, depressa se constitui como centro da vida social portuense com os belíssimos prédios de valor arquitetónico individualizado, todos eles em granito. Alguns são coroados de lanternins, cúpulas, coruchéus, etc., simbolizando uma época da vida dos habitantes desta cidade.
Nesse sentido destaca-se o antigo Café Imperial, a presença de um matutino como o Comércio do Porto, a seguradora a Nacional, bancos como o antigo Espírito Santo, e outros.
Ao cimo desta avenida encontra-se o edifício da Câmara Municipal do Porto. Devo acrescentar que esta avenida serve para qualquer tipo de comemorações por parte dos habitantes.
Este ponto está situado na localidade Santo Ildefonso, na freguesia Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.
(Distância: 192 m SE)
Este é um dos dois cafés mais emblemáticos da baixa do Porto. Apareceu na vida pública da cidade em 1903 pelas mãos do emigrante Brasileiro Adriano Soares Teles do Vale que abriu uma cadeia de cafés nas cidades de Lisboa, Braga e Coimbra.
(Distância: 193 m S)
Situada mesmo ao lado da estação de São Bento, a Igreja dos Congregados inicialmente destinava-se à Confraria de Santo António de Lisboa.
(Distância: 211 m S)
Este magnificente edifício do século XIX teve o seu início no convento de Loios, e acabou por ser vendido a um particular do qual saiu o nome "Cardosas"
(Distância: 212 m N)
Com início do seu projeto de construção em 1916, iniciando a construção quatro anos depois com o seu término em 1957, transformou-se neste verdadeiro símbolo da cidade do Porto.
(Distância: 263 m S)
A estação de S. Bento foi erguida no príncipio do século XX sobre as ruínas do Convento de São Bento de Avé-Maria, datado do século XVI.
(Distância: 315 m N)
A Igreja da Trindade está situada ao cimo da Avenida dos Aliados, atrás da Câmara Municipal. Está anexada ao hospital com o mesmo nome, pertencendo à Ordem da Santíssima Trindade.
(Distância: 325 m SW)
A igreja, enfermaria, secretaria e torre formam um conjunto fenomenal arquitetado por Nicolau Nasoni em 1732, ano em que se deu o início das obras.
(Distância: 332 m SW)
Considerada a terceira melhor livraria do Mundo pela Lonely Planet no corrente ano, fundada em 1869, é uma verdadeira referência na cidade.
(Distância: 376 m E)
Considerado o sexto melhor café do Mundo, é um dos dois mais emblemáticos da cidade e o único que ainda mantém a sua funcionalidade da abertura, em 1921.
(Distância: 379 m SE)
Esta rua é a mais emblemática da cidade do Porto e também a mais movimentada, com início na Praça da Batalha e fim na Praça Marquês do Pombal, com 1.482 metros.