É um dos bairros mais antigos da cidade do Porto extra-muros e, com o crescimento da população, este bairro adossou-se às muralhas Fernandinas.
Atualmente o bairro de Miragaia goza de uma posição privilegiada observando o seu rio que passa aos seus pés, dando um encanto natural a esta zona ribeirinha. Um encanto ainda maior é o seu belo, pequeno e esguio casario, de casas alinhadas uma pelas outras. As suas pequenas fachadas são constituídas por portas e janelas com pequenas saliências envoltas de ferro, que por vezes estão tapadas com as roupas do seus habitantes a secar.
Este ponto está situado na localidade Miragaia, na freguesia Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.
(Distância: 192 m SE)
Situado na calçada com o mesmo nome, teve como data da sua construção 1619 e na altura também teve como designação Fonte do Rio Frio.
(Distância: 212 m NW)
Sendo atualmente o Museu Soares do Reis, este Palácio urbano neoclássico teve o seu início de construção no ano de 1795.
(Distância: 247 m NE)
Este edifício de estilo neoclássico é o maior fora do Reino Unido. Construído entre 1779 e 1824, deveria substituir o hospital da Santa Casa da Misericórdia.
(Distância: 253 m SW)
A pirâmide no largo fronteiro ao Palácio das Sereias servia de suporte para uma bandeira de saúde que sinalizava o limite para os navios atracarem em situações de peste.
(Distância: 255 m SW)
O Palácio das Sereias, igualmente conhecido por Palácio da Bandeirinha, que toma o nome da rua, liga-se neste caso a uma história verdadeiramente trágica, ou simplesmente levada pelos ventos populares.
(Distância: 277 m E)
Nome verdadeiramente relegado pelo Jardim da Cordoaria, assim entendido pelos portuenses, é um espaço que remonta à Idade Média, em que se denominava de Campo do Olival.
(Distância: 292 m SE)
A sua construção teve início em 1795 e terminou 1878, sendo este tempo de 83 anos devido à falta de recursos da Irmandade e à turbulência política e social que marcaram o séc. XIX.
(Distância: 297 m SW)
O Chafariz da Colher é uma das fontes mais antigas da cidade.
(Distância: 322 m S)
A Alfândega Nova pertence à freguesia de Miragaia, na praia desta, do início da segunda metade do século XIX.
(Distância: 330 m NE)
A Igreja do Carmo, de estilo barroco/rococó, foi construída entre os anos 1756-1768. A Igreja dos Carmelitas Descalços, começou a ser construída em 1616 e foi terminada em 1628.