A edificação desta citânia terá ocorrido entre o século V a.C. e a segunda metade do século II a.C., numa altura em que se observaram profundas transformações no seio das comunidades na zona litoral entre o Douro e Minho.
Estendendo-se por uma área de cerca 15 hectares, neste povoado os vestígios de construções de planta circular e quadrangular excedem a centena e meia, protegidas por diversas linhas de muralhas.
Estima-se que nessa época tenham vivido aqui neste povoado cerca de três mil pessoas. Estas viviam essencialmente de trabalhar o ferro, com grande vocação guerreira, ficando outras actividades económicas, como a agricultura, a cargo de outros castros dos arredores, dela dependentes.
Devo referir que é uma pena, sendo este povoado um dos maiores e com uma extensão tão grande, estar ao abandono sem proteção alguma. Não faz juz à propaganda feita a este povoado, mas mesmo assim vale a pena lá ir.
A Citânia de Sanfins está classificada como Monumento Nacional desde 1946.
Este ponto está situado na localidade Sanfins de Ferreira, na freguesia Sanfins Lamoso Codessos.
A Citênea está situada no cimo de um monte a cerca de 800 metros a oeste de Sanfins.
(Distância: 447 m SW)
(Distância: 1 km E)
Uma igreja com a torre sineira separada adossada à esquerda e um conjunto de cruzes, formando a Via Sacra, à roda da igreja. A fachada é aberta pela porta sobreposta de uma janela retangular e termina em pináculos e uma cruz no vértice.
(Distância: 2 km SE)
Cruzeiro com cerca de 3 metros de altura, com fuste cilíndrico assente sobre uma base e três degraus quadrados, com a cruz também com braços cilíndricos assente sobre uma esfera.
(Distância: 2 km SE)
Capela situada junto do cemitério, é uma capela de planta longitudinal com sacristia adossada à esquerda. A fachada é aberta pela porta e janela sobreposta, com pináculos sobre os quatro cantos da capela e uma cruz ao centro da empena.
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km N)
A fundação do mosteiro deu-se em 1070, sendo atribuído a D. Toure Serrão, apesar de o primeiro documento referente a uma permuta de propriedade referir o ano de 1096. A igreja foi construída entre os finais século XII e princípios de XIII.
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 3 km NE)
Atualmente conhecida como capela, foi edificada como Igreja Paroquial da freguesia. Esta edificação provavelmente tem origem no século XIII e por isso pertence ao período românico. Teve diversas modificações ao longo dos anos.
(Distância: 3 km NE)
Este mosteiro foi fundado em 25 de Janeiro de 1892 pelo Mosteiro de São Martinho de Cucujães. Além de conhecido pelo mosteiro, existe ali uma coleção de borboletas única na Europa e o famoso licor de Singeverga. Recebeu em 1938, pela Santa Sé, o título de Abadia.