Este ponto está situado na localidade Sanfins de Ferreira, na freguesia Eiriz.
(Distância: 447 m NE)
A Citânia de Sanfins é considerada um dos maiores povoados fortificados alguma vez descobertos. A sua edificação terá ocorrido entre o século V a.C. e a segunda metade do século II a.C.
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 2 km E)
Uma igreja com a torre sineira separada adossada à esquerda e um conjunto de cruzes, formando a Via Sacra, à roda da igreja. A fachada é aberta pela porta sobreposta de uma janela retangular e termina em pináculos e uma cruz no vértice.
(Distância: 2 km E)
Cruzeiro com cerca de 3 metros de altura, com fuste cilíndrico assente sobre uma base e três degraus quadrados, com a cruz também com braços cilíndricos assente sobre uma esfera.
(Distância: 2 km E)
Capela situada junto do cemitério, é uma capela de planta longitudinal com sacristia adossada à esquerda. A fachada é aberta pela porta e janela sobreposta, com pináculos sobre os quatro cantos da capela e uma cruz ao centro da empena.
(Distância: 2 km S)
Uma pequena capela situada no cimo de uma grande escadaria no meio de grande arvoredo e próximo de um parque de merendas. A entrada é antecedida por um alpendre.
(Distância: 2 km S)
Um parque de merendas situado nas proximidades da Capela de São Gonçalo no meio de um espaço muito arborizado.
(Distância: 3 km N)
A fundação do mosteiro deu-se em 1070, sendo atribuído a D. Toure Serrão, apesar de o primeiro documento referente a uma permuta de propriedade referir o ano de 1096. A igreja foi construída entre os finais século XII e princípios de XIII.
(Distância: 3 km N)
(Distância: 3 km E)
Igreja recente, destaca-se a entrada com a porta retangular encimada por uma janela circular, num largo alpendre que circunda as partes frontal e laterais da igreja, antecedida por uma escada.