Igreja Velha de Real, também assim denominada, foi edificada no primeiro quartel do século XIV e enquadra-se no românico tardio seguindo os traços do portal principal, sem tímpano, e as arquivoltas do portal quebradas e toreadas. É de planta longitudinal, constituída por nave e capela-mor retangulares, com a sacristia adossada lateralmente e a sineira adossada no cunhal posterior da capela-mor.
No início do século XVIII pertencia ao padroado do Mosteiro de São Salvador de Travanca, tendo nesta época sofrido grandes transformações, as quais no entanto deixaram preservados sinais do românico. Uma das grandes modificações terá sido a abertura de janelas maiores para iluminação da igreja, outra a construção do púlpito e do coro que entretanto foi modificado para o atual.
A fachada principal em empena truncada, encimada por pináculos e rematada por uma cruz latina, é rasgada pelo portal em arco de volta quebrada sobre dois pares de colunas. As colunas exteriores são de secção circular e as restantes de secção octogonal, com capitéis vegetalistas e geométricos. Todo o conjunto é encimado por um óculo circular.
Na fachada sul está um arcossólio com sarcófago em que se pode ver uma espada gravada na tampa.
O interior de paredes lisas e estucadas mostra a nave da igreja e a capela-mor separadas pelo arco triunfal quebrado. Existia um retábulo-mor com grande espetacularidade que foi transferido para a nova igreja quando esta foi construída e substituído por outro bastante mais simples.
A construção da nova igreja paroquial em 1938 levou ao abandono desta.
(Fotos em formato 4x3 de Pedro Castro, fotos assinaladas da Rota do Românico e fotos restantes de Fernando Dias)
Esta igreja faz parte da Rota do Românico, tendo o número 49 do Percurso do Vale do Tâmega.
Este ponto está situado na localidade Real, na freguesia Vila Meã.
(Distância: 2 km W)
Esta foi a Antiga Casa da Câmara do extinto concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega. Edificada nos séculos XVII e XVIII, insere-se numa arquitetura civil barroca.
(Distância: 2 km W)
Atualmente é conhecido como Pelourinho de Vila Meã, mas teve o seu início no século XVI como Pelourinho de Santa Cruz de Riba Tâmega.
(Distância: 2 km N)
Com data de construção anterior a 1120, apresentando uma planta longitudinal composta por uma só nave e uma capela-mor retangular.
(Distância: 4 km NW)
Este Mosteiro Beneditino é a mais notável obra do românico no concelho de Amarante, tendo sido fundado em meados do séc. XII.
(Distância: 5 km S)
A Igreja Matriz de Constance está situada na Travessa da Igreja, sem qualquer dado existencial, levando-nos à possibilidade de pertencer entre os séculos XIII e XIV.
(Distância: 5 km NW)
Com 14 metros de altura e 5 pisos, esta torre insere-se sobre um afloramento granítico numa pequena elevação, constituindo um posto militar de observação sobranceiro a toda a região. Foi construída entre o meio do século XIII e o início do século seguinte.
(Distância: 5 km W)
(Distância: 6 km NW)
(Distância: 6 km NW)
(Distância: 6 km SW)
Este monumento é dos poucos monumentos mais incrivelmente fantástico e invulgar, mesmo tendo morrido à nascença. Decorria o ano 1734 começou a ser edificado.