Aqui existiu a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia de Lisboa, que era na altura o segundo maior templo da Lisboa manuelina, logo a seguir ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, e era também a primeira sede da Misericórdia em Portugal. Sendo destruída pelo Terramoto de 1755, no seu local foi construída esta igreja atual, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.
Tendo também ruído a Igreja da Conceição, denominada de Velha por existir uma nova Igreja da Conceição, e havendo alguma confusão dos nomes logo após o terramoto de 1755, no local onde tinha sido a Igreja da Misericórdia foi construída uma nova igreja, a que foi então dado o nome de Conceição Velha.
Alguns elementos da antiga Igreja da Misericórdia foram aproveitados para a nova igreja, como o portal lateral mainelado, duas janelas e a Capela do Santíssimo Sacramento que foi adaptada para capela-mor. O portal sul passou então a ser o principal, que se situa em frente do altar-mor, anteriormente altar lateral.
A fachada é composta pelo portal manuelino mainelado em arco redondo encimado por um tímpano em alto relevo que representa a Virgem da Misericórdia que guarda sob o seu manto aberto várias figuras em posição ajoelhada. Entre estas figuras destaca-se o rei D. Manuel I e sua irmã D. Leonor, bem como o papa Leão X.
O portal é ladeado por pilastras também decoradas em alto-relevo e ladeado por dois janelões também em arco redondo.
Todo o conjunto da fachada é encimado por um tímpano triangular, simples.
O interior de nave única e capela-mor retangular, é completado com uma capela e altares laterais e coro-alto com um pequeno órgão de tubos. É decorado com diversas esculturas e talhas, onde se pode ainda admirar o revestimento de azulejos e estuques do século XVIII.
Esta igreja está classificada como Monumento Nacional desde 1910.
Este ponto está situado na localidade Santa Maria Maior, na freguesia Santa Maria Maior.
(Distância: 131 m E)
A Casa dos Bicos, Casa dos Diamantes ou Casa de Brás de Albuquerque foi construída em 1523 a mando de D. Brás de Albuquerque, filho do segundo governador da Índia portuguesa.
(Distância: 140 m N)
A Igreja de Santo António está situada a poucos metros da Sé de Lisboa. Foi dedicada a este santo por se situar, segundo a tradição, próxima do local onde ele nasceu.
(Distância: 141 m NE)
Uma foto da Sé Patriarcal de Lisboa, situada no bairro de Alfama.
(Distância: 170 m NW)
A Igreja da Madalena, situada no largo com o mesmo nome, foi construída no século XII por ordem de D. Afonso Henriques. Situava-se, na construção, junto da cerca moura.
(Distância: 228 m W)
Um arco no início da rua mais importante e mais movimentada da Baixa Lisboeta, a separá-la da Praça do Comércio, foi construído no século XVIII, sendo concluído em 1873.
(Distância: 251 m SW)
Praça do Comércio ou Terreiro do Paço, antigamente com a denominação de Terreiro do Paço da Ribeira. Ao centro ergue-se a estátua equestre de D. José I.
(Distância: 252 m NE)
Situadas na encosta sul da colina do Castelo de São Jorge, estas ruínas mostram o teatro romano construído no século I, no tempo do imperador romano Augusto, e reconstruído no tempo do imperador Nero.
(Distância: 295 m SW)
Situado no limite sul da Praça do Comércio, este Cais das Colunas era o local de embarque e desembarque de figuras importantes. Foi aqui que, em fevereiro de 1957, a Rainha Isabel II de Inglaterra desembarcou ao chegar a Lisboa pelo rio.
(Distância: 392 m N)
(Distância: 411 m W)
O edifício dos Paços do Concelho, na Praça do Pelourinho (século XIX) ou Praça do Município, é a sede da Câmara Municipal de Lisboa.