A Torre de Belém ou Torre de São Vicente marca a transição entre a arquitetura da Idade Média e o Renascimento. Também foi designada por "Baluarte de São Vicente a par de Belém" e por "Baluarte do Restelo". Construída segundo o estilo manuelino, foi concluída em 1520, ajudando na defesa da barra do Tejo, mas em pouco tempo perdeu essa função.
Aqui existiu em tempos a praia de Belém, sendo a torre cercada por água por todos os lados.
A torre foi utilizada como registo aduaneiro, como posto de sinalização telegráfico e farol. Durante os reinados de Filipe II e de D. João IV foi utilizada como prisão. Teve diversas remodelações ao longo dos tempos.
Está classificada como Monumento Nacional por Decreto de 10 de janeiro de 1907, e é considerada como Património Mundial pela UNESCO desde 1983.
Este ponto está situado na localidade Belém, na freguesia Belém.
(Distância: 601 m E)
Esta torre é um falso farol e que nunca funcionou. Foi construído para a Exposição do Mundo Português em 1940 fazendo parte das histórias dos descobrimentos, sendo apenas um elemento turístico situado entre a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos.
(Distância: 848 m NE)
A construção do Centro Cultural de Belém foi iniciada em setembro de 1988 e concluída em setembro de 1992, com a finalidade de ter, em 1992, a presidência portuguesa da União Europeia.
(Distância: 886 m NE)
O Museu Nacional de Arqueologia foi fundado em 1893, situando-se no antigo dormitório do Mosteiro dos Jerónimos, na ala ocidental. Abriu as portas ao público em 1906.
(Distância: 901 m NE)
O Planetário Calouste Gulbenkian, situado em Belém junto do Mosteiro dos Jerónimos, foi inaugurado em 20 de julho de 1965.
(Distância: 904 m E)
Esta escultura foi construída em estafe por ocasião da Exposição do Mundo Português de 1940 e refeito em betão armado e pedra entre 1958 e 1960.
(Distância: 915 m NE)
O museu foi criado em 1863 quando o rei D. Luís determinou que fosse feita uma colecção de objetos relacionados com a atividade marítima portuguesa.
(Distância: 1 km NE)
O Jardim da Praça do Império é um jardim situado entre o Mosteiro dos Jerónimos, o Centro Cultural de Belém e o Rio Tejo.
(Distância: 1 km NE)
O Mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém foi começado a construir no início do século XVI, pertencente à Ordem de São Jerónimo.
(Distância: 1 km N)
A Capela ou Ermida de São Jerónimo, no Restelo, é uma capela simples do início do século XVI rodeada por um jardim.
(Distância: 1 km NE)
Uma pequena ermida de estilo manuelino do início do século XVI, na sua construção estava situada dentro da cerca do Mosteiro de Santa Maria de Belém, ou Mosteiro dos Jerónimos.