À entrada da vila de Manique do Intendente, um aqueduto que consiste num pequeno muro que acompanha a estrada até à vila, aberto com uma calha no meio. É um troço do aqueduto que transportava a água para o palácio situado no centro da vila.
Um aqueduto diferente do habitual, parece fazer com eficácia o serviço para o qual foi edificado. Propositado ou aproveitamento, foi sem dúvida uma ideia genial usar este pequeno troço do aqueduto para fazer um pequeno muro para a limitação da estrada.
Este ponto está situado na localidade Manique do Intendente, na freguesia Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa.
(Distância: 444 m N)
Mais uma fonte da qual o poder político tem orgulho, mais que não seja para manter o estatuto que Manique do Intendente merece.
(Distância: 685 m N)
Situado na Praça dos Imperadores, no lado oposto da antiga Casa da Câmara, o poder máximo da freguesia representa uma população com mil e quatrocentos habitantes e com um historial que marca a vila na região.
(Distância: 713 m N)
Com uma primeira menção à então localidade de Alcoentrinho no século XIII, só mais tarde, no século XVIII, é atribuído o morgado e a jurisdição da população a Diogo Inácio de Pina Manique.
(Distância: 714 m N)
Uma das maiores e mais majestosas praças existentes em Portugal, a praça central de Manique do Intendente tem um nome majestoso, Praça dos Imperadores, devido aos nomes dos imperadores romanos atribuídos às ruas que ali convergem.
(Distância: 742 m N)
Também conhecida como Casa da Câmara, está situada na grandiosa Praça dos Imperadores. Este edifício foi edificado nos finais do século XVIII, a mando do Intendente Geral da Polícia D. Diogo Inácio Pina Manique
(Distância: 768 m N)
Situada no centro da vila, próximo da Praça dos Imperadores, sem qualquer dado referente e num desprezo quase de estado de degradação, assim se apresenta a Capela de Santo António.
(Distância: 844 m N)
O Palácio de Pina Manique começou a ser edificado no projeto que o Intendente Diogo Inácio de Pina Manique tinha para a vila numa tentativa de a tornar grandiosa, incluindo-a talvez na rota das grandes cidades.
(Distância: 2 km SE)
Um excelente Parque de Merendas que foi construído à entrada de Maçussa vindo de Manique do Intendente.
(Distância: 3 km SE)
Um lavadouro em Maçussa mais moderno e mais bem arranjado do que o outro na mesma localidade situado junto do Parque Infantil.
(Distância: 3 km SE)
Igreja Matriz de Maçussa, de planta retangular, de única nave. Com uma fachada simples, tem um rasgo do portal principal em arco abatido e é antecedida por uma escadaria.