Sob a mesma tipologia mas de estrutura diferente, todavia é semelhante à fonte de Vila Verde dos Francos. Sendo esta aldeia vizinha da referenciada, as fontes foram marcadas pela mesma orientação de arco quebrado.
Este ponto está situado na localidade Aldeia Gavinha, na freguesia Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha.
(Distância: 46 m N)
A Junta está sediada num pequeno largo central da aldeia, sendo a representante máxima desta com uma população de aproximadamente mil e duzentos habitantes.
(Distância: 71 m E)
Com a inscrição de 1724, na porta de entrada, de uma possível reconstrução, o templo original foi erigido nos finais do século XV e princípios do XVI, segundo indicam no interior elementos arquitetónicos.
(Distância: 116 m SE)
Posicionada num plano mais alto, tem-se acesso ao adro por quatro degraus. Fachada de frontão curvilíneo com portal em verga reta, encimado por uma janela quadrangular.
(Distância: 1 km W)
Na saída da Aldeia Galega da Merceana para a Aldeia Gavinha, a Capela de São Sebastião está situada numa bifurcação da estrada e perdida na sua resenha histórica e cronológica.
(Distância: 1 km W)
Situada na praça central da aldeia, este edifício do século XVI começou por ser durante séculos de privados tendo sido doado à Misericórdia apenas nos finais do século passado.
(Distância: 1 km W)
Palco principal de uma aldeia que em tempos remotos teve um papel importante ao receber o seu primeiro foral de D. Dinis, que fez desta simples aldeia vila e sede da comarca.
(Distância: 1 km W)
Eleva-se sobre um soco de dois degraus circulares, sobre o qual se ergue a coluna e remate. A base é poligonal e talhada no mesmo bloco da primeira parte do fuste.
(Distância: 1 km W)
Esta rua pavimentada numa tentativa da calçada portuguesa faz a ligação entre dois largos igualmente importantes, o do Pelourinho e o da Igreja Matriz.
(Distância: 1 km W)
Esta igreja é um dos elementos da aldeia que foi testemunha remota do município. Edificada no séc. XVI, foi alvo de posteriores obras até aos nossos dias.
(Distância: 1 km W)
Esta capela é dos poucos testemunhos do antigo município desta aldeia. Acredita-se que tenha pertencido à quinta em frente, a qual já existiria no século XVI.