Aqui está um nome que caiu em desuso no vocabulário português à medida que o tempo avança, sendo completamente estranho às atuais gerações, tão pouco o significado da palavra.
Um nome medieval que poucas localidades de Portugal afirmam em manter, como é o caso de Porto de Mós. Na época medieval o Rossio era referido a um largo com dimensões razoáveis e aberto, que poderiam estabelecer-se no interior ou exterior das muralhas, no caso destas existirem. Este largo possibilitava todas as manifestações comerciais, sociais ou culturais, transformando-se num espaço de aglomerados de pessoas.
Com o passar dos anos este espaço largo e aberto sofreu com a transformação evolutiva das épocas, caindo no esquecimento o verdadeiro sentido da palavra, sem contudo se perder o objetivo dos aglomerados das pessoas das localidades. Porto de Mós é o exemplo dessa persistência na manutenção da palavra, talvez a condizer com o seu passado histórico.
Por isso, o dito Rossio da Vila, que geralmente se situa na parte histórica e, neste caso, seria na freguesia de São João Batista, está situado na freguesia de São Pedro. Atualmente com uma rotunda, foi e é o cenário de aglomeração de pessoas como também mostra um património que se conjuga com os espaços verdes.
Este ponto está situado na localidade Porto de Mós, na freguesia Porto de Mós - São João Baptista e São Pedro.
(Distância: 31 m N)
Este templo fazia parte do Convento dos Agostinhos Descalços, havendo a possibilidade de pertencer ao início da segunda metade do século XVII, sendo por isso do estilo barroco.
(Distância: 34 m S)
Porto de Mós, um concelho cujo estatuto é definido e reconhecido com o primeiro foral atribuído pelo rei D. Dinis, em 1305, confirmado com o novo foral em 1515, pelo rei D. Manuel.
(Distância: 142 m S)
(Distância: 189 m E)
Bem visível no centro de Porto de Mós devido a um pequeno outeiro ali existente, aqui se localiza uma pequena Ermida de Santo António, do século XVII, sendo a sua construção devida às esmolas dos fiéis deste Santo.
(Distância: 231 m SE)
(Distância: 232 m NE)
(Distância: 302 m E)
(Distância: 304 m NE)
É na freguesia de São João Batista que se encontra a parte mais antiga de Porto de Mós, situando-se o poder central num edifício de uma edificação recente.
(Distância: 377 m N)
Antigo edifício da Cadeia da Comarca.
(Distância: 407 m NE)
É na freguesia de São João Batista que o centro histórico se centraliza e, como tal, a Igreja Matriz que usa o mesmo nome está nesse canto da Vila.