Situada a poucos quilómetros para norte de São Bento, a existência da pequena capela de Chaínça torna-se quase invisível quanto o seu conhecimento e beleza da sua simplicidade.
Este pequeno e simples templo de planta retangular desenvolvida longitudinalmente, tem a fachada principal orientada a sul, com um único rasgo do portal, de moldura reta.
Sobre o telhado à direita vê-se a sineira e adossada também na direita e num plano mais recuado, a sacristia com dois rasgos, o da porta principal e uma janela na fachada leste.
Este ponto está situado na localidade Chainça, na freguesia São Bento.
(Distância: 699 m S)
No planalto de Santo António, uma verdadeira praia Jurássica nos limites da localidade de São Bento, uma descoberta realizada em 2013 e dada a conhecer ao público no mesmo ano.
(Distância: 815 m NW)
Este percurso para a Fórnea pode ser feito até ao mais alto ponto, o que nos possibilita a visão de um anfiteatro natural com cerca de um quilómetro de diâmetro.
(Distância: 2 km NW)
Segundo o testemunho de alguém residente na localidade, a pequena capela de São Sebastião foi edificada por particulares, o que pode localizar a origem da capela nos séculos XVIII ou XIX, época em que os particulares construíam as suas capelas..
(Distância: 2 km NW)
A Igreja Matriz da localidade de Chão de Pias, do que o orago é Nossa Senhora do Carmo, sofreu uma campanha de obras total, da qual surgiu o atual edifício, acompanhando o crescimento populacional da localidade.
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km N)
Todo o património urbano e o natural têm o seu ex-libris, e o do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros é formado pelo que se chamou de Fórnea.
(Distância: 2 km N)
Símbolo da religiosidade de localidades mais pequenas, principalmente das aldeias, ali se tornaram alvo de procissões, de festas e outras celebrações, e basicamente daquelas pessoas de fé de quem as visitas se faziam diariamente.
(Distância: 3 km NE)