Mesmo à saída de Alcaria no sentido de Alvados temos esta Ponte Juntas, assim igualmente conhecida a propósito de a ponte atravessar o rio Falsa e o rio da Fórnea de Alcaria, que se juntam neste local.
Não há muito a dizer sobre esta ponte, apenas que a denominação de Celta pressupõe que esta seja pertencente ao período em questão. Assim sendo, a cronologia desta ponte remonta ao período VI a.C.
Com a realização de obras de manutenção, devolvendo as caraterísticas primitivas, denota-se que a ponte é uma construção rudimentar, sem qualquer traço arquitetónico, feita com materiais locais.
Este ponto está situado na localidade Alcaria, na freguesia Alvados e Alcaria.
(Distância: 179 m NE)
A Igreja Matriz, que tem como orago a Nossa Senhora dos Prazeres, teve em 1604 licença para celebrar a primeira missa. A primeira ampliação deu-se em 1638, sendo que o templo como Igreja foi inaugurado em 1741.
(Distância: 298 m SE)
(Distância: 342 m SE)
(Distância: 348 m W)
Este templo religioso foi construído em 1633 e sofreu uma campanha de obras de ampliação como a sacristia, o coro e o alpendre, em 1868. O Padroeiro mudou de Santo António, o padroeiro desde o início, para São Silvestre.
(Distância: 456 m W)
Símbolo da religiosidade de localidades mais pequenas, principalmente das aldeias, ali se tornaram alvo de procissões, de festas e outras celebrações, e basicamente daquelas pessoas de fé de quem as visitas se faziam diariamente.
(Distância: 480 m SW)
Todo o património urbano e o natural têm o seu ex-libris, e o do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros é formado pelo que se chamou de Fórnea.
(Distância: 1 km E)
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km NW)