Tendo em conta a obra do "Couseiro ou de Memórias do Distrito de Leiria", o templo religioso já era referido na primeira metade do século XVII, servindo como base o retábulo.
No final do século XIX, mais concretamente em 1894, o pequeno templo sofreu uma intervenção de restauro. Passado cerca de um século, este mesmo templo sofreu um verdadeiro atentado com o desaparecimento do retábulo gótico, que posteriormente viria a ser localizado em Itália. Este veio a ser recuperado e retornou para a paróquia da Batalha, tendo inicialmente sido depositado no Mosteiro da Batalha até integrar novamente o património da Capela de Santo Antão.
A época a que corresponde faz desta uma Capela Paroquial, de referências rurais.
Apresenta uma planta longitudinal retangular, em que a fachada está orientada para nascente. De dois volumes justapostos de nave e capela-mor, sendo este segundo volume mais pequeno que a nave, com a sacristia adossada.
A fachada em empena triangular é formada por quatro rasgos, sendo um deles retangular correspondendo ao portal que é ladeado por duas janelas laterais e encimado por uma terceira janela, todas quadrangulares. A superior está inserida num frontão triangular. É rematada nos extremos por dois pináculos piramidais sobre uma base quadrangular. Ao centro e no remate da empena surge uma cruz. À esquerda e junto ao pináculo ergue-se a torre sineira.
Na parte orientada a sul, a meio da nave, abre-se o rasgo maior com o portal idêntico ao portal principal, com duas pequenas frestas no nível acima, e um rasgo maior, uma janela quadrada na parte traseira, referente à capela-mor.
Este ponto está situado na localidade Casal de Santo Antão, na freguesia Batalha.
O templo foi considerado a partir de 2001 como Imóvel de Interesse Municipal.
Este ponto está situado na localidade Casal de Santo Antão, na freguesia Batalha.
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km NE)
Situada no centro da localidade e a poucos metros da Junta de Freguesia, este pequeno templo teve a sua edificação em meados do século XV, inicialmente dedicado a Santo António.
(Distância: 2 km NE)
Na condição de uma freguesia bastante recente com apenas quase trinta e oito anos, foi fundada em 31 de dezembro de 1984.
(Distância: 2 km SE)