Acredita-se que este templo religioso tenha as suas origens no final do século XV, princípios do século XVI, tendo em 1633 a sua primeira intervenção.
A planta longitudinal, formada por uma nave única retangular, acredita-se das suas influências do estilo rococó na configuração curvilínea.
A fachada é rasgada por um portal em arco abatido encimado por uma janela. A fachada é então finalizada em forma curvilínea rematada por pináculos.
A direita encontra-se a torre sineira num plano mais recuado, e é acessível por uma escadaria de seis degraus.
Este ponto está situado na localidade Alfeizerão, na freguesia Alfeizerão.
(Distância: 19 m N)
O Pelourinho de Alfeizerão foi levantando no século XVI e, como tantos outros deste País, acabou por ser derrubado durante o século XIX, perdendo-se assim as peças que o constituíam. O pelourinho foi reconstruído em 1985 com algumas das peças entretanto encontradas.
(Distância: 3 km NW)
Situada na parte alta da vila, a igreja foi edificada no século XVIII. Apresenta num plano longitudinal de única nave retangular. A fachada apresenta-se simples com o portal em arco perfeito, encimado por uma janela quadrilobada.
(Distância: 3 km NW)
Um belo espaço às portas de São Martinho do Porto num eucaliptal, é composto por mesas e bancos, lava loiça e churrasqueira.
(Distância: 3 km NW)
Praia de São Martinho do Porto, a acompanhar os contornos de um areal em forma de uma concha.
(Distância: 3 km NW)
O Cruzeiro de Santo António, situado no morro um pouco acima da capela com o mesmo nome, é uma construção de 1940.
(Distância: 3 km NW)
Este túnel mostra de um lado o mar agitado com as ondas por vezes fortes ou o magnífico pôr-do-sol, e do outro a calma da baía de São Martinho do Porto.
(Distância: 3 km NW)
A Capela de Santo António é uma pequena capela no alto de um morro. Tem painéis de azulejos sobre a vida no mar e seus perigos.
(Distância: 3 km W)
Não tendo agora qualquer função além da turística e da memória, em tempos defendia a entrada na baía de São Martinho do Porto. Atualmente o farol é substituído por sistemas mais modernos para cumprirem a mesma função.
(Distância: 3 km W)
Uma construção das mais antigas do concelho, pode ter sido construída no século XII. Servia como local de oração e despedida dos pescadores, onde se dirigiam os familiares para os ver partir e chegar.
(Distância: 6 km S)
Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, de que só é conhecida uma data, sendo atribuída aos séculos XVI e XVII, a que correspondem um estilo manuelino e barroco.