(Distância: 22 m W)
Estas sepulturas apareceram entre os séculos IX e XI, e estão em sítios em que há muita rocha granítica e outeiros. São escavadas na rocha.
(Distância: 41 m SW)
Também conhecida como Igreja de Santa Rita, encontra-se sem cobertura sendo visíveis no seu interior o altar e um púlpito numa das paredes laterais.
(Distância: 43 m NW)
Este pequeno troço, constituído por grandes pedras, é a parte final que dá acesso à entrada do Castelo de Sortelha através da Porta Nova.
(Distância: 70 m N)
Em zona e aldeia onde abunda o granito, este exemplar é um dos doze Passos de Via Sacra, todos em granito.
(Distância: 72 m NE)
Torre Sineira pertencente à Igreja Matriz, sendo um dos poucos locais em que a torre dista alguns metros da Igreja.
(Distância: 80 m NE)
Também conhecida como Igreja de Nossa Senhora das Neves, tem no seu portal a data de 1573, podendo ter existido no local um templo anterior.
(Distância: 88 m NE)
O nome dado a esta casa resulta de, durante muito tempo, não se ter decifrado a inscrição na porta de entrada e esta ter sido considerada como um traço de presença Árabe.
(Distância: 109 m E)
Um dos edifícios mais importantes da aldeia, está situado no Largo do Pelourinho. Remonta ao tempo do rei D. Manuel I, quando outorgou o foral à Vila.
(Distância: 117 m E)
O pelourinho está situado no largo com o mesmo nome, tem no seu centro o ponto fulcral da vida Medieval.
(Distância: 118 m E)
O próprio nome diz tudo, e quem já esteve lá pode observar as alturas a que aquilo está, e para quem não esteve, aproveite para lá passar.