Este ponto está situado na localidade Jarmelo São Pedro, na freguesia Jarmelo São Pedro.
(Distância: 11 m SE)
(Distância: 21 m SW)
Esta foi a sede de concelho de Jarmelo até 1855, ano em que foi dividida por duas freguesias, São Pedro e São Miguel, e passou a integrar o concelho da Guarda. Resta o palacete junto da Igreja Matriz de São Pedro.
(Distância: 24 m W)
Situado nas traseiras da Antiga Casa da Câmara, um conjunto de estátuas representa o assassinato de Inês de Castro por um grupo onde estava incluído um habitante de Jarmelo, o que levou à destruição da vila por D. Pedro I.
(Distância: 24 m S)
Um campanário de dois sinos, mas dos quais apenas um está presente restando apenas o encaixe do suporte do segundo, está situado em frente da Igreja Matriz, da qual dista cerca de 10 metros. Um portão metálico lateral dá acesso à escadaria para a sineira. Termina com a cruz ladeada por dois pináculos.
(Distância: 28 m S)
Situada no monte junto do Castro, do Cemitério e da Junta de Freguesia, é uma igreja pequena em que se destaca a fachada frontal recortada pela porta encimada por uma janela, ambas em arco abatido. O campanário está separado e em frente da igreja, distando cerca de 10 metros.
(Distância: 40 m E)
Mostrando ocupação humana da Idade do Ferro até à Idade Média, este castro está situado num local muito elevado com vista por toda a região. É composto por várias linhas de muralhas concêntricas. Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1953.
(Distância: 51 m S)
(Distância: 55 m W)
Elevada a vila e concelho em 1143 por D. Afonso Henriques, foi destruída e arrasada, segundo a lenda, por ordem de D. Pedro I por aí residir um dos executantes de Inês de Castro. Situada no topo do monte, tem uma excelente vista para vários castelos em redor.
(Distância: 87 m SW)
(Distância: 87 m SW)