O pelourinho foi erguido graças à categoria de concelho de Melo desde o século XIII até 1834. Foi doada por D. Afonso III a Mem Soares, um cavaleiro que acompanhou o rei na sua expedição de conquista do Algarve.
Um pelourinho sobre cinco degraus quadrados com fuste octogonal de faces lisas encimado por uma peanha oitavada tendo num dos lados um escudo português com as cinco quinas sobreposta por uma esfera armilar e, no fim, uma pequena cruz de ferro.
Está classificado como Monumento Nacional desde 1915
Este ponto está situado na localidade Melo e Nabais, na freguesia Melo e Nabais.
(Distância: 70 m E)
A Capela de Santa Marta ou Capela de Nossa Senhora da Conceição pode ter sido construída entre os meados do século XVI e início do século seguinte, tendo em conta o tipo de construção.
(Distância: 2 km SE)
Folgosinho recebeu sucessivas cartas de foral de D. Sancho I, D. Afonso II, D. Dinis e finalmente o foral novo de D. Manuel I em 1512, que levou à construção do respetivo pelourinho.
(Distância: 4 km SW)
O Parque Ecológico de Gouveia, criado em 1999 pelo Município numa área de 6 hectares, está equipado com diversas espécies de plantas e uma imensa série de animais, entre mamíferos, aves e répteis.
(Distância: 5 km SW)
O Curral do Negro é um parque arborizado situado a cerca de 3 km de Gouveia. A sua extensão e localização permite grandes passeios pela natureza, descanso e tudo o mais.
(Distância: 5 km SW)
A Capela do Senhor do Calvário é um local de peregrinação, sendo antecedida por uma escadaria onde estão situadas duas capelas dos passos da Via Sacra, da Agonia de Jesus no Horto e do Beijo de Judas.
(Distância: 5 km N)
(Distância: 5 km SW)
O Museu da Miniatura Automóvel foi inaugurado em 24 de novembro de 2007, com base na coleção de Fernando Taborda e com a colaboração da Câmara Municipal de Gouveia.
(Distância: 5 km SW)
Este museu, denominado de “Espaço Arte e Memória”, foi inaugurado em setembro de 2005, no antigo refeitório do Convento dos Jesuítas. Mostra a história e cultura de Gouveia.
(Distância: 6 km SW)
O edifício dos Paços do Concelho, ou Colégio dos Jesuítas, foi construído no século XVIII e inaugurado em 1739, destinado aos padres jesuitas para ensinarem latim e moral e para ensinarem a ler e escrever.
(Distância: 6 km SW)
É um dos mais belos miradouros de Gouveia, de onde se avista uma excelente paisagem da cidade até à Serra da Estrela e ao Vale do Modego.