O local é simbolizado com uma fonte de água límpida e fresca.
No local existe uma placa informativa com versos de um poema de Camões:
“Nascente do Rio Mondego
Delgadas claras águas do Mondego
Doce repouso da minha lembrança”
(Camões)
Este ponto está situado na localidade Aldeias e Mangualde da Serra, na freguesia Aldeias e Mangualde da Serra.
(Distância: 2 km S)
A Barragem de Vale do Rossim, na ribeira da Fervença, entrou em funcionamento em 1956 e a respetiva albufeira ocupa uma área de 0,37 km².
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km SE)
Um excelente miradouro natural com uma paisagem espetacular. Dali se pode ver a vila de Manteigas e o Vale Glaciar do Zêzere.
(Distância: 2 km E)
Um observatório construído em 1882, situado a 1388 metros de altitude, permite o estudo e previsão do tempo num local privilegiado dada a situação da Serra da Estrela.
(Distância: 3 km NW)
A Cabeça do Velho é um curioso afloramento de granito que, visto da estrada na direção de Manteigas para Gouveia, parece a figura de uma cabeça humana.
(Distância: 4 km SE)
Um estádio para realização de treinos ou jogos da equipa da Associação Desportiva de Manteigas.
(Distância: 4 km SE)
Uma pequena ermida com a porta e janelas laterais em arco abatido e a fachada terminada na cruz e ladeada por pináculos sobre as pilastras.
(Distância: 4 km SE)
Um parque numa zona arborizada e relvada, com um parque de merendas, um circuito de manutenção e um parque infantil e uma vista espetacular sobre a vila de Manteigas.
(Distância: 4 km SE)
Uma capela recente, destaca-se a grande estátua de Nossa Senhora de Fátima sobre um pedestal e o formato especial da capela, retangular com o telhado curvo.
(Distância: 4 km SE)
Uma capela em que se destaca a fachada frontal com a porta em arco abatido encimado por um óculo circular no tímpano, que é ladeado por pináculos piramidais.