O espaldar é encimado por um frontão curvado e é ladeado por pilastras terminadas em vasos.
Este ponto está situado na localidade Fornos de Algodres, na freguesia Fornos de Algodres.
(Distância: 11 m SE)
(Distância: 156 m SE)
(Distância: 158 m S)
(Distância: 177 m S)
(Distância: 179 m S)
Um pelourinho neomanuelino que foi reconstruído recentemente, o fuste cilíndrico assenta sobre 6 degraus e termina no capitel de tipo gaiola terminado com uma pirâmide e uma esfera. Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933. Está erguido em frente da Antiga Câmara Municipal.
(Distância: 183 m S)
Antigamente este era o edifício dos Paços do Concelho, ou Câmara Municipal, tendo à frente da porta o Pelourinho. Atualmente é a sede da Junta de Freguesia de Fornos de Algodres e tem no piso térreo uma biblioteca. Ao centro do tímpano da fachada está o escudo de D. João VI.
(Distância: 199 m S)
Casa do século XIX, que pertenceu a Bernardo da Costa Cabral, 1º Marquês de Tomar. Ali esteve o tribunal e atualmente é uma residência de estudantes.
(Distância: 202 m S)
Igreja da Misericórdia de Fornos de Algodres ou Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, é uma igreja do século XVII com a fachada barroca joanina. No interior destaca-se a talha dourada e os quadros a óleo de Jerónimo da Cunha, do século XVIII.
(Distância: 207 m S)
(Distância: 215 m SE)
Uma fonte de grande espaldar forrado a azulejos de padrão azul e branco limitado por pilastras e terminado um frontão. o espaço da fonte existe ainda um lavadouro comunitário coberto. O espaço da fonte e lavadouro é cercado por um muro.