(Distância: 30 m N)
Já existindo a paróquia de Santa Maria de Carapito em 1258, o foral novo e a consequente elevação a concelho foi atribuído por D. Manuel I em 1514. O concelho foi extinto em 1836 e integrado como freguesia em Aguiar da Beira.
(Distância: 37 m NW)
Uma fonte de uma só bica no Largo do Pelourinho, junto do Pelourinho e da escultura que representa o foral de Carapito atribuído por D. Manuel I.
(Distância: 71 m NW)
Situada ao lado da Junta de Freguesia, destaca-se na capela a porta encimada pela sineira e o retábulo de talha com pinturas do século XVII.
(Distância: 81 m NW)
A Freguesia contava 442 habitantes nos Censos 2011, tendo como principais atividades a agricultura e produção animal, as indústrias extrativas, de transformação e alimentares.
(Distância: 156 m N)
Um cruzeiro simples com cerca de 4 metros de altura, o fuste termina com a cruz e assenta sobre uma base e um degrau, todos os elementos de secção quadrada.
(Distância: 300 m N)
Um campo polivalente no meio da localidade, vedado, com iluminação artificial, balneários e bancadas para os espetadores.
(Distância: 463 m SW)
Uma capela com um grande alpendre, a anteceder a entrada, sobre colunas quadradas, é uma capela em estilo neoclássico. Um cruzeiro a pouca distância da capela completa o recinto.
(Distância: 2 km S)
É um dolmen datado entre 2900 e 2600 anos a.C. ou mesmo anterior, composto por nove esteios inclinados para o centro e uma tampa. Alguns dos esteios estão no local, outros encontram-se partidos e espalhados pelas proximidades.
(Distância: 2 km SW)
Capela situada no largo principal ao centro da localidade, a porta é encimada por um nicho e o tímpano está truncado pela sineira com pináculos sobre as pilastras.
(Distância: 2 km NW)
A Igreja Matriz de Eirado, dedicada a Nossa Senhora do Repouso, é uma construção maneirista com elementos barrocos. Destaca-se a grande torre sineira e a escadaria de acesso ao espaço murado que circunda a igreja.