A primeira ermida de Santa Luzia foi construída pelos pescadores no século XVI, tendo alterações e restauros nos séculos seguintes.
No século XX, em 1956, foi decidido construir uma nova igreja dado o aumento da população e a pequena capela já não ser suficiente. Esta nova igreja foi inaugurada em 1958.
Este ponto está situado na localidade Santa Luzia, na freguesia Santa Luzia.
(Distância: 1 km E)
Numa área de 18400 ha, o Parque Natural da Ria Formosa prolonga-se por vários concelhos na costa algarvia numa extensão de 60 quilómetros.
(Distância: 2 km SW)
Uma imponente oliveira bimilenária que possui uma copa de 7,70 metros de altura e um diâmetro maior de 11,80 metros.
(Distância: 2 km S)
Situado na Praia do Barril e com origem em 1842, foi transformado e adaptado a lojas, restaurantes e cafés.
(Distância: 2 km NE)
O Convento foi iniciado em 1612 pela Ordem Santo António dos Capuchos no lugar de uma antiga e desaparecida Ermida de Nossa Senhora de Esperança.
(Distância: 3 km N)
Convento fundado pelos Franciscanos entre 1250 e 1330, a igreja era um dos proeminentes edifícios medievais do Algarve.
(Distância: 3 km NE)
Com 500 anos de História, foi o maior edifício conventual do Algarve e o único da Ordem de Cister em toda a região. A construção deve-se a D. Manuel I, como agradecimento da vitória em Arzila.
(Distância: 3 km N)
Também conhecida como Igreja do Hospital do Espírito Santo, tem origem no século XV e pertencia ao antigo hospital Real do Espírito Santo.
(Distância: 3 km NE)
Esta ermida surgiu devido ao culto do santo mártir romano, tido como advogado contra as epidemias e contágios. De origem medieval, é de uma planta simples de uma só nave.
(Distância: 3 km N)
Pertencendo à confraria de São Roque, este pequeno templo teve origem no tardo-gótico quinhentista com motivos manuelinos e mudéjares.
(Distância: 3 km N)
No centro histórico da cidade, bem acima da muralha, está o Antigo Convento dos Eremitas de Santo Agostinho. Fundado por este mesmo Santo, foi construído onde se situava a Judiaria, em 1542.