As propriedades medicinais das águas das Caldas de Monchique são conhecidas desde o tempo dos romanos devido às suas propriedades terapêuticas, de tal modo que tinham a designação de "água sagrada".
Provenientes de oito nascentes e ricas em bicarbonato, flúor, sílica e sódio, saindo entre os 27º e os 32º C, proporcionam tratamento de problemas respiratórios, digestivos e musculares.
Este ponto está situado na localidade Monchique, na freguesia Monchique.
(Distância: 301 m NE)
Situada próximo do complexo termal das Caldas de Monchique, esta capela dedicada a Santa Teresa contém um conjunto de painéis de azulejos do séc. XVIII que retratam a vida desta santa.
(Distância: 1 km SE)
Próximo de Caldas de Monchique, o acesso ao parque é junto da aldeia de Pocilgais.
(Distância: 3 km S)
No Parque da Mina podemos visitar uma casa senhorial do século XVIII bem como um autêntico museu vivo com alguns artífices tradicionais das mais diversas atividades.
(Distância: 4 km N)
Igreja de São Sebastião, também conhecida como Ermida de São Sebastião, foi edificada por ordem de D. Sebastião e à entrada da localidade e consagrada por este rei.
(Distância: 4 km N)
Esta fonte, pela sua grande dimensão, é um dos pontos mais vistos da vila de Monchique dada a sua situação central e a sua espetacularidade.
(Distância: 4 km N)
Esta rua central da parte histórica é um exemplo que nos transporta para um pequeno percurso cultural.
(Distância: 4 km N)
Igreja Matriz de Monchique, ou de Nossa Senhora da Conceição, de estilo manuelino exemplificado nos seus portões frontal e lateral.
(Distância: 4 km N)
A igreja situa-se no centro da vila, possivelmente anterior ao século XVI, de data desconhecida da sua construção.
(Distância: 4 km N)
Provém de uma lenda em que dois navegantes em perigo no alto-mar prometeram construir uma igreja no lugar que avistassem do mar.
(Distância: 5 km NW)
Pico de Foía, situado na Serra de Monchique, a 902 metros de altitude e a poucos quilómetros da Vila de Monchique, está na zona considerada como jardim do Algarve.