Igreja dedicada a São Romão, terá sido construída no século XV ou XVI, sob o estilo manuelino. São desta época o portal principal e a imagem do padroeiro em pedra.
Na sua construção era uma ermida. Quando Alferce se separou de Silves passou a Igreja Matriz. Foi então renovada a capela-mor. No arco triunfal podemos ver a data de 1578.
De nave única, esta é ladeada por duas capelas de cada lado.
Contém esculturas do período maneirista e do período rococó e ainda outras do século XIX. Destaca-se a imaginária religiosa nos altares e na sacristia, algumas danificadas.
Este ponto está situado na localidade Alferce, na freguesia Alferce.
(Distância: 1 km S)
O castelo de Alferce, ou da Pedra Branca, foi construído no século X ou XI pelos muçulmanos, com a função de apoio militar ao castelo de Silves.
(Distância: 3 km W)
Desta fonte termal da Malhada Quente sai uma água bicarbonatada sódica, hipossalina e quase tão alcalina como as Águas de Monchique, a 23º C.
(Distância: 6 km W)
Igreja Matriz de Monchique, ou de Nossa Senhora da Conceição, de estilo manuelino exemplificado nos seus portões frontal e lateral.
(Distância: 6 km W)
A igreja situa-se no centro da vila, possivelmente anterior ao século XVI, de data desconhecida da sua construção.
(Distância: 6 km W)
Esta fonte, pela sua grande dimensão, é um dos pontos mais vistos da vila de Monchique dada a sua situação central e a sua espetacularidade.
(Distância: 6 km W)
Esta rua central da parte histórica é um exemplo que nos transporta para um pequeno percurso cultural.
(Distância: 6 km W)
Igreja de São Sebastião, também conhecida como Ermida de São Sebastião, foi edificada por ordem de D. Sebastião e à entrada da localidade e consagrada por este rei.
(Distância: 6 km W)
Provém de uma lenda em que dois navegantes em perigo no alto-mar prometeram construir uma igreja no lugar que avistassem do mar.
(Distância: 7 km W)
O Barranco dos Pisões é um espaço verde situado próximo da vila de Monchique, muito arborizado onde passa uma ribeira de água límpida.
(Distância: 8 km SW)
Situada próximo do complexo termal das Caldas de Monchique, esta capela dedicada a Santa Teresa contém um conjunto de painéis de azulejos do séc. XVIII que retratam a vida desta santa.