Uma pequena capela usada como funerária, situada numa rua do centro sem se distinguir entre as outras casas da mesma rua.

Localização

Este ponto está situado na localidade Viana do Alentejo, na freguesia Viana do Alentejo.

Coordenadas GPS: N 38 20.018' W 08. 00.118'  (38.33363, -8.00197)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Fonte dos Escudeiros

Fonte dos Escudeiros - Visitar Portugal

(Distância: 79 m SE)
Situada na Praça da República, está embutida da parede do edifício dos antigos Paços do Concelho, com a edificação a realizar-se na segunda metade do século XVI. Ao centro sobre o mainel pode-se ver a base do que teria sido um brasão régio. Está classificada como Monumento de Interesse Público.

Antigos Paços do Concelho de Viana do Alentejo

Antigos Paços do Concelho de Viana do Alentejo - Visitar Portugal

(Distância: 79 m S)
Um edifício do século XVII, bastante descaraterizado pela consecutivas modificações que sofreu, é agora a Biblioteca Municipal.

Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo

Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo - Visitar Portugal

(Distância: 92 m SE)
Situada na rua António José de Almeida, esta biblioteca faz parte de uma rede de três bibliotecas no concelho. Este edifício teve origem em 1683, a mando do Dr. Manuel Pereira Peres, primeiro Juiz de Viana do Alentejo. Foi adaptado para biblioteca a partir de 1980, que foi ampliada em 2000.

Câmara Municipal de Viana do Alentejo

Câmara Municipal de Viana do Alentejo - Visitar Portugal

(Distância: 142 m NE)
Situada na rua Brito Camacho, numa das estreitas ruas do centro da localidade, desde a Idade Média se manteve no mesmo local. O concelho abrange somente três freguesias, incluindo a de Viana, totalizando uma população de cinco mil e trezentas pessoas, segundo os Censos de 2021.

Junta de Freguesia de Viana do Alentejo

Junta de Freguesia de Viana do Alentejo - Visitar Portugal

(Distância: 144 m NE)
A permanência do ser humano nesta zona faz-se notar através de artefactos da Idade do Ferro. No século XIV Viana consegue o estatuto de Vila, ao receber o primeiro foral pelas mãos do rei D. Dinis, formando-se um ponto de referência naquela região, inclusivamente com o inicio de construção do castelo.

Igreja da Misericórdia de Viana do Alentejo

Igreja da Misericórdia de Viana do Alentejo - Visitar Portugal

(Distância: 151 m S)
Situada no interior do castelo, a Igreja da Misericórdia é uma construção iniciada no século XVI, com obras de reforma realizadas nos séculos seguintes. Destaca-se o retábulo-mor do século XVIII, que substituiu uma pintura mural, e a cobertura das paredes em azulejos.

Cruzeiro de Viana do Alentejo

Cruzeiro de Viana do Alentejo - Visitar Portugal

(Distância: 158 m S)
Situado no interior do castelo, o Cruzeiro, de que não se sabe a data exata da sua construção, é de caraterística dupla, mostrando num dos lados Cristo Crucificado e no outro a Virgem Maria com o Menino Jesus, uma representação na evocação do início e fim da vida.

Semana Cultural “Viana em Festa”

Semana Cultural “Viana em Festa” - Visitar Portugal

(Distância: 159 m NE)
Uma iniciativa cultural realizada pouco antes da Feira d'Aires e que a antecede, em que ocorrem diversas atividades ao longo do mês de setembro, em diversos locais públicos do concelho de Viana do Alentejo, com acontecimentos de musica, dança, teatro, atividades desportivas, literatura e poesia.

Igreja de Nossa Senhora da Anunciação

Igreja de Nossa Senhora da Anunciação - Visitar Portugal

(Distância: 167 m S)
A Igreja Nossa Senhora da Anunciação é fundada no século XVI, tendo no século XX várias campanhas de obras. Começou a sua deterioração na segunda metade do mesmo século, tendo finalmente obras profundas. Destaca-se a grande fachada principal dividida por pilastras mostrando a divisão interior em naves.

Castelo de Viana do Alentejo

Castelo de Viana do Alentejo - Visitar Portugal

(Distância: 182 m S)
A edificação do castelo remonta ao século XIV, mais concretamente no ano de 1313, com a contribuição do rei D. Dinis. Com uma arquitetura militar, constituída por cinco panos de muralhas rematados nos vértices por torreões cilíndricos, também serviu inicialmente de residência.

gif