Este ponto está situado na localidade Senhora de Aires, na freguesia Viana do Alentejo.
(Distância: 198 m N)
A tradicional e anual feira de Nossa Senhora d'Aires, realizada há mais de 250 anos no quarto domingo de setembro, no recinto do Santuário, com atividades religiosas, música, mostra de atividades económicas e o habitual e tradicional comércio tradicional.
(Distância: 263 m NE)
Uma romaria realizada entre os concelhos de Moita, de Nossa Senhora da Boa Viagem, e Viana do Alentejo, de Nossa Senhora de Aires, uma tradição iniciada no século XX, um dos maiores eventos equestres do país. Realiza-se no quarto domingo de abril e tem a duração de quatro dias
(Distância: 317 m NE)
Situada a quase dois quilómetros de Viana do Alentejo, num meio rural e isolado, o Santuário de Nossa Senhora de Aires surgiu no século XVIII após a grande afluência de peregrinos iniciada no século XVI e substituindo uma ermida construída inicialmente. É Monumento Nacional a partir de 2012.
(Distância: 357 m NE)
(Distância: 822 m S)
(Distância: 936 m SW)
(Distância: 1 km W)
Situada na zona norte da Vila de Viana do Alentejo, o Chafariz da Cruz da Palha é uma construção de 1904. Considerado como o primeiro chafariz da localidade, também serviu como Lavadouro Municipal nas primeiras décadas do século XX e para bebedouro de animais.
(Distância: 1 km SW)
Uma fonte também conhecida por Fonte das Três Bicas, surgiu no âmbito de um programa de melhoramento das infraestruturas de abastecimento de água à Vila, em 1898, devendo-se em parte pela subscrição popular. O tanque recebe a água de três gárgulas de bronze fundido.
(Distância: 1 km SW)
Uma iniciativa cultural realizada pouco antes da Feira d'Aires e que a antecede, em que ocorrem diversas atividades ao longo do mês de setembro, em diversos locais públicos do concelho de Viana do Alentejo, com acontecimentos de musica, dança, teatro, atividades desportivas, literatura e poesia.
(Distância: 1 km SW)
A permanência do ser humano nesta zona faz-se notar através de artefactos da Idade do Ferro. No século XIV Viana consegue o estatuto de Vila, ao receber o primeiro foral pelas mãos do rei D. Dinis, formando-se um ponto de referência naquela região, inclusivamente com o inicio de construção do castelo.