Alcáçovas estava situada no itinerário romano entre Évora e Alcácer do Sal, sendo por isso uma localidade importante. Foi repovoada em 1259 pelo Bispo de Évora, de quem recebeu um foral.
Alcáçovas recebeu a categoria de vila e sede de concelho em 1271 por D. Afonso III. Em 1279 e depois em 1283 recebeu foral de D. Dinis, que ali quis ter uma das suas moradas, mandando reconstruir para o efeito o castelo. O palácio foi lugar de grandes cerimónias, incluindo o casamento real das netas de D. João I e de Nuno Álvares Pereira, entre outros.
Foi ali assinado o Tratado de Alcáçovas em 1479 que fez terminar a guerra de sucessão em Espanha. Foi também acordado o senhorio de Portugal sobre os arquipélagos da Madeira e Açores.
A categoria de concelho durou até 1836, em que passou a ser uma freguesia de Viana do Alentejo.
Segundo os Censos de 2011 tinha 2111 habitantes.
Este ponto está situado na localidade Alcáçovas, na freguesia Alcáçovas.
(Distância: 8 m SW)
Um evento realizado em junho, promovido pela Junta de Freguesia com a Câmara Municipal, a Semana Cultural é preenchida com música popular, cante alentejano, palestras, artesanato, atividades desportivas e exposições, a que não podem faltar as tasquinhas.
(Distância: 13 m SW)
Um certame que se realiza em Alcáçovas no início de dezembro com o objetivo de dar a conhecer a doçaria tradicional de Alcáçovas, valorizando o património e os doceiros locais e de outros pontos do país. Exemplos são o Bolo Real, o Conde de Alcáçovas, os Amores de Viana e as Sardinhas Albardadas, tudo motivos que justificam uma visita.
(Distância: 18 m SE)
Uma feira anual, realizada no Largo da Gamita no quatro domingo de julho, que inclui espetáculos, concertos e a música do Cante Alentejano e do Fado, mostra de costumes e tradições do artesanato, como a Arte Chocalheira e a Olaria, alem do habitual comércio e restaurantes, exposições e outras atividades.
(Distância: 27 m NW)
(Distância: 46 m SE)
Edifício do século XIII, teve grande obras para ser acrescentada a capela de São Jerónimo no século XVI, destaca-se o grande jardim e o pórtico.
(Distância: 52 m SE)
(Distância: 67 m SE)
Dedicada a Nossa Senhora da Conceição, esta capela do século XVII distingue-se pela decoração com conchas do frontão da fachada e da parte superior da sineira.
(Distância: 154 m S)
(Distância: 174 m S)
(Distância: 195 m W)