Aguiar foi elevada a vila e sede de concelho em 1287, após receber carta de foral em 1269, carta que foi confirmada por D. Dinis e reformada por D. Manuel I em 1516.
No século XIX perdeu a categoria de sede de concelho, passando a pertencer ao concelho de Viana do Alentejo com a categoria de freguesia.
No início do século XX a freguesia de Aguiar foi suprimida, ficando integrada na de Viana do Alentejo. A freguesia foi restaurada em 1985, assim ficando até agora.
Segundo os Censos de 2011 existiam 890 habitantes na freguesia.
Este ponto está situado na localidade Aguiar, na freguesia Aguiar.
(Distância: 21 m SE)
Em junho realiza-se em Aguiar a Festa da Primavera, uma festa com música, dança e principalmente convívio. Com grupos musicais locais, são dias de festa, de dança, bailes, música popular, diversão e principalmente a grande sardinhada no domingo.
(Distância: 98 m N)
(Distância: 156 m NW)
A capela tem duas portas, nas fachadas frontal e lateral oeste, com um óculo circular sobre a porta principal, e a sineira à direita.
(Distância: 212 m NE)
Um dos três polos do concelho, disponibiliza livros e revistas de autores portugueses ou estrangeiros, para consulta ou para empréstimo.
(Distância: 384 m N)
(Distância: 385 m SW)
(Distância: 391 m SW)
Desta anta, mais um monumento funerário pré-histórico, conserva-se o corredor e a câmara, bem como a laje de cobertura que está caída. (Foto de bmps2003)
(Distância: 460 m E)
(Distância: 6 km S)
(Distância: 6 km S)
Situada a quase dois quilómetros de Viana do Alentejo, num meio rural e isolado, o Santuário de Nossa Senhora de Aires surgiu no século XVIII após a grande afluência de peregrinos iniciada no século XVI e substituindo uma ermida construída inicialmente. É Monumento Nacional a partir de 2012.